Documentário “Rock Brasília” refaz a trajetória das bandas dos anos 80


X
Rodrigo Pereira, na Época SP
x
Depois de Conterrâneos Velhos de Guerra (1991) e Barra 68 (2000), o documentarista Vladimir Carvalho encerra sua trilogia sobre Brasília. O punk rock inglês, que chegava à capital federal via LPs trazidos pelos filhos de diplomatas, a influência cultural da Universidade de Brasília (UnB) e o início da abertura política são elementos-chave no surgimento de bandas brasilienses que marcaram o rock do país.

Carvalho entrevista integrantes da Plebe Rude, do Capital Inicial e, é claro, da Legião Urbana – Renato Russo (1960-1996) surge em imagens de arquivo captadas pelo próprio cineasta, parte das cerca de oito horas filmadas por ele sobre o assunto desde o fim dos anos 1980.

Uma decisão acertada foi a de entrevistar também os pais daqueles hoje não tão jovens músicos, mostrando que os roqueiros brasilienses tinham uma origem social e cultural muito distinta dos punks de origem proletária da Inglaterra.

Entre os depoimentos paternos, o mais emocionante fica a cargo do ex-professor da UnB Briquet de Lemos, pai de Flávio e Fê Lemos, baixista e baterista do Capital Inicial.

Comentários

Este QR-Code permite acessar o artigo pelo celular. QR Code for Documentário “Rock Brasília” refaz a trajetória das bandas dos anos 80

Deixe o seu comentário