‘Velha Estampa’: Aguinaldo Silva repete a si mesmo

Publicado na Veja.com

Hoje é dia de morte, bebê. É no capítulo desta segunda-feira que Tereza Cristina (Christiane Torloni), a vilã de Fina Estampa, comete seu primeiro assassinato — ao menos, o primeiro que o espectador verá, já que ela tem um segredo guardado a sete chaves por sua Tia Íris (Eva Wilma). A novidade na nova trama das nove terá, porém, um quê de coisa antiga. Tereza Cristina vai matar um mafioso que andava rondando e ameaçando a sua casa, empurrando-o pela escada, como fazia Nazaré Tedesco (Renata Sorrah), vilã em outra novela de Aguinaldo Silva, Senhora do Destino (2004-2005). E este não será o primeiro elemento requentado pelo autor. Confira abaixo uma lista de coisas que já estiveram em outras tramas de Silva e voltaram ao ar em Fina Estampa.

Assassinato na escada

Nazaré Tedesco (Renata Sorrah) mata Djenane (Elizângela) em Senhora do DestinoAssim como Nazaré Tedesco (Renata Sorrah) de Senhora do Destino (2004), Tereza Cristina (Christiane Torloni) irá usar a escadaria da mansão onde mora para matar sua primeira vítima no capítulo que vai ao ar nesta segunda. A menção à Nazaré irá fazer parte do roteiro do capítulo: “Obrigada, Nazaré Tedesco”, dirá Tereza Cristina, segundo anunciou o autor em seu Twitter.

Identidade misteriosa

O Cadeirudo assustava as mulheres na novela A IndomadaFoi revelada apenas no fim a verdadeira identidade de Cadeirudo, personagem misterioso que atacava sexualmente as mulheres na novela A Indomada (1997). Na trama, a beata Lurdes Maria (Sônia de Paula) revelou-se a verdadeira personagem por trás dos ataques assustadores. Em Fina Estampa, o mistério a ser desvendado pelos telespectadores é o namorado de Crô (Marcelo Serrado). A única pista por enquanto é que o sujeito tem uma tatuagem de escorpião no tornozelo.

Realismo fantástico

Professor Astromar Junqueira (Ruy Rezende) se transformava em lobisomem em Roque SanteiroUma das marcas registradas do autor Aguinaldo Silva é a inclusão de realismo fantástico em suas tramas. O lobisomem de Roque Santeiro (1985), novela em que trabalhou com Dias Gomes, foi um dos marcos desse estilo. Em toda lua cheia, o professor Astromar Junqueira (Ruy Rezende) se transformava num ser peludo e com garras ao som de Mistérios da Meia-Noite, de Zé Ramalho. A relação entre as personagens Amália (Sophie Charlotte) e Zilá (Rosa Marya Collyn) parece representar o realismo fantástico em Fina Estampa. Zilá, que morreu no início da trama, ensina a garota diretamente do além a fazer seus milagrosos cosméticos.

confira aqui os outros três itens ressuscitados por Aguinaldo Silva.

Comentários

Este QR-Code permite acessar o artigo pelo celular. QR Code for ‘Velha Estampa’: Aguinaldo Silva repete a si mesmo

Deixe o seu comentário