Domingo espetacular: Nos deram espelhos e vimos um mundo gospel doente


x
Publicado no R7

O culto, que atrai cada vez mais seguidores no Brasil e no mundo, chama a atenção por expor seus seguidores a rituais perigosos e intrigantes. Comandados por um líder religioso, os fiéis ficam imóveis, caem e se debatem, em transe, no chão; muitas vezes, todos ao mesmo tempo.

O Domingo Espetacular, deste domingo (13), investigou o fenômeno e entrevistou ex-fiéis, psicólogos e neurologistas. Em uma conversa exclusiva com a repórter Heloísa Vilela, um dos fundadores do movimento, arrependido, revela que as práticas vão contra às Escrituras Sagradas e pede que os brasileiros e os pastores não adotem essa doutrina, pois, segundo ele, não se trata de uma manifestação sagrada.

neste momento a hashtag #vergonharecord está no topo dos TT’s. muitos argumentos são parecidos e cada 1 tem a sua porção de verdade. existe viés político e a Universal tem em suas reuniões exemplos tão ou + bizarros que os abordados na reportagem.

acostumados ao maniqueísmo (céu x inferno, quente x frio, joio x trigo), os cristãos aderem + uma vez ao clima de fla-flu. o fato de a Universal errar ñ invalida a discussão do tema, bem como o lance de Ana Paula Valadão ser uma fofa ñ torna bíblicos alguns dos absurdos pregados na Lagoinha.

a blogosfera hj cada vez + supre a ausência de uma mídia cristã de alcance e que ñ seja mera vitrine de gravadoras ou igrejas. que esse debate se amplie e, em especial, que aprendamos a discutir num clima de paz e de civilidade.

Comentários

Este QR-Code permite acessar o artigo pelo celular. QR Code for Domingo espetacular: Nos deram espelhos e vimos um mundo gospel doente

8 Comentários

  1. dougne disse:

    que pena, não consegui ver o vídeo…

  2. Gutojardim disse:

    como já foi dito por alguém por aí, é o sujo falando do mau lavado… hora dos apologetas de plantão aparecerem para por ordem no barraco!!!

  3. Rodolfo disse:

    Lamentável, isso só aumenta o roll das esquisitices gospel que estamos cansados de ver. Até qdo!? Onde está o culto racional bíblico?

  4. Rodolfo disse:

    Outra coisa, qual a ligação dessa igreja do aeroporto com o Benny Hinn, e ele? Só é mostrado como um dos iniciantes a essa prática, não houve um aprofundamento da reportagem nele, só na igreja do Canada.

  5. Alex disse:

    Vamos começar deixando claro que não existe jornalismo imparcial, papai noel e coelhinho da páscoa. Independente das motivações de Macedo/Record (se apologéticas, ou para combater a Som Livre que contrata Ana Paula Valadão), a reportagem do Domingo Espetacular foi muito interessante e esclarecedora para muitos. Teologicamente o movimento é bizarro. Jornalisticamente foi prestado um serviço de alerta. 

  6. Só mostrou aquilo que está farto no youtube e adicionaram um canadense que supostamente deu start ao movimento cai-cai e que, diga-se de passagem, quanto suspense fizeram com o depoimento desse pastor (que não disse nada demais em relação ao suspense).

  7. gabythirdday disse:

    Foi uma reportagem infeliz em todos os aspectos. Iniciando-se pela razão de ter sido feita, e por quem foi feita. Depois, vamos combinar que não edificou a ninguém, pois se a intenção fosse nos alertar, poderiam também ter falado do puro evangelho o caminho antigo, só trouxe mais escândalos e mais debates sem nenhum proveito. Outro sim, é que mais uma vez o movimento pentecostal foi generalizado e caricaturado. 
    E tem mais uma coisa, se for pra falar de bizarrices em religiões tem que haver uma série de mil capítulos para várias outras. se tivessem feito uma reportagem dessas com o candomblé por exemplo era processo na certa, pois foi extremamente ofensiva, e não esclarecedora. 

Deixe o seu comentário