Por que a fé cristã está se tornando motivo de piada na internet?

Moisés Lourenço, no Mera palavra
,
Houve um tempo em que a fé cristã representava um poder soberano em nosso país, onde a palavra de um papa ou de qualquer voz dentro de um segmento religioso importante era respeitada, todavia, a igreja cristã há séculos vem abusando de seu status e causando repulsa com seus dogmas inflexíveis e autoritários e isso culminou nesta realidade de descrédito.
,
A fé cristã, manobrada pela religião, desencadeou pelo menos dois problemas:
,
– a religião perdeu a capacidade de, ao menos, contribuir para a integridade do ser humano – cristão não é mais sinônimo de gente de confiança; caridosa, piedosa, conselheira e etc.
,
– a fé cristã que reflete uma mensagem muito maior que a religião cristã e qualquer outra religião, acabou se tornando num objeto fabricado por essa mesma religião dita cristã.
,
Vivemos num tempo em que cada vez mais se debocha e se descredencia aquilo que já não funciona bem, ou muito pelo contrário, aquilo que só faz mal, suscitando ranço de ódio, preconceito e autoritarismo de razão e verdade.
,
No mundo de hoje e no de amanhã, apesar do senso de cegueira e o capachismo serem, psicologicamente, genéticos no homem, cada vez menos as velhas religiões serão respeitadas como instituições importantes para a construção de uma sociedade melhor (isso não é evolução, é apenas um fim de um ciclo e um romper de uma nova era para dar início e espaço a uma outra cadeia de pensamento que se estruture e desenvolva os seus próprios métodos de encurralamento e confinamento humano).
,
O Cristianismo caminha os passos das religiões tribais e fundamentalistas que atrasam todo o processo de civilidade, reinvenções e adaptações necessárias dentro de uma sociedade. Quem está de fora e alguns poucos que estão dentro podem ver os estragos de uma instituição que só se interessa em se adaptar para levar vantagem e para a sua ascensão, desfreadamente, obscena.
,
A raiz do problema: quando a fé cristã se tornou um poder, ela esvaziou-se de sua essência, ganhou muros, liturgias, dogmas, apaches e carrascos morais. Em outras palavras, deixou de ser fé para se tornar uma potestade; poder. A fé cristã, na sua essência, deveria apenas se desdobrar em amor e dignidade, de igual para igual.
.
Se não houvesse a intervenção dos anseios por poder através de um império religioso, com suas velhas e atuais cruzadas para conseguir mais adeptos através da coação e sedução infame, se não houvesse a manipulação dos históricos que deram matizes na incursão do tão crido Jesus para tirarem proveitos e erigirem uma máquina de padronizar pessoas em séries e as confinarem numa caixa de doutrina moral a ser idolatrada, a realidade seria outra.
.
Viveríamos dentro de uma realidade onde qualquer segmento que se levantasse com uma bandeira da fé cristã e que apenas resultasse em serviço a dignidade humana, dando todo o amparo por puro amor, seria ovacionado por qualquer gênero do bem e ganharia muito mais simpatizante do que antipatizante.
.
Como isso não é constatável em nossa história, resta-nos ver aumentando o número de ateus, de decepcionados com a religião e de gente que odeia o Cristianismo e como se não bastasse, vai aumentar o número de piadas que vão incutindo nas crianças e adolescentes a visão de que o que existe é uma religião tão antagônica de sua essência ao ponto de se tornar o próprio diabo de seus dogmas.

Comentários

Este QR-Code permite acessar o artigo pelo celular. QR Code for Por que a fé cristã está se tornando motivo de piada na internet?

7 Comentários

  1. Weverton Galease disse:

    Texto preconceituoso!
    Não passa de um ”crente” querendo atingir a Igreja Católica!

    • O Corneteiro disse:

      O Corneteiro retruca,
      Bobinho, recalcado e não sabe enxengar além!
      O texto fala não só da instituição da igreja Católica, mas das instituições igrejeiras protestantes e seus filhotes sem “Causa” neo pentencostais que estão cada vez mais longe do verdadeiros ensimamentos do evangelho.
      Não dá para ficar nesta coisa de time de futebol religoso a que pertence de modo a dizer que este é que vai vencer o campeonato da falsa piedade e dos direitos copyright celestial que pertence a este e o resto tá fora.
      Isso já era!!! Quem tem bom senso que reflita o que são as comunidades eclesiais hoje e o que eram no início dos primeiros cristãos… Não dá para tapar o sol com a peneira e se alienar de modo consciente desta realidade distante do amor de Cristo.
      O evangelho não existe parede, a verdadeira igreja não tem parede, e o Espírito deste que a dirigi é como vento que vai aonde quer.

  2. Weverton Galease disse:

    Tenho nojo de pessoas que tentam agredir a Igreja Católica por vias falsas!
    Se era pra divulgar vulgaridade em cima dos católicos, coloca-se ”fé católica” no lugar de ”fé cristã”.
    Depois quando nós católicos escrevemos algo de ruim dos evangélicos, crentes, protestantes e etc… acham ruim, dizem que somos preconceituosos, na verdade vocês só querem ganhar fiéis para pagar as contas de vocês! Pastores safados!
    Cadê que falam dos casos de pedofilia cometidos por pastores?

    • Helena Silva disse:

      Seria interessante antes de comentar qualquer coisa, as pessoas se informassem melhor sobre o que  estão falando. Qual o significado da palavra  católica? R; uma igreja aberta  vem do grego catolicia surgiu no ínicio do cristianismo e não tem nada á ver com esta idolatria  absurda, que leva pessoas desavisada a mudar o foco da verdadeira adoração. adorando paus, pedra .gesso, contrariando completamente o que está escrito na palavra de Deus Ex ;28;1,atraindo para si a ira de Deus ,que é o uníco digno de toda Honra e Glória para sempre Amém

  3. Lof-fernandes disse:

    Belo texto amigo,
    quanta verdade nas suas palavras!

    Estamos sim, vivendo
    dias “anormais”, acho que estamos perto do ideal, do viver bem em irmandade. A
    faze em que não teremos deuses de barros, o Templo Religioso será como deve ser,
    dentro da Mente, o Homem saberá que para chegar a Deus, o caminho propagado
    pelo Cristo não precisará de falos pastores. Depois do caos haverá sim novas
    atitudes, estamos fadados a sermos felizes, afinal se nós que somos falhos
    cuidamos os nossos filhos, imagina Deus!

  4. O grande problema do ser humano é este, amam mais a religião do que a DEUS, em tudo encontram motivos pra discordar e condenar aqueles que não seguem suas doutrinas e preceitos. Jesus não fundou nenhuma religião, ele ensinou o caminho a ser seguido… Quem segue a Jesus não se confunde, agora quem segue a religião está perdido, qualquer uma…

  5. Wagner-costa disse:

    kkkkkkkkkkkkkkkkkk
    O demotional é show!

Deixe o seu comentário