Usuários do Facebook são separados por apenas 4,74 amigos

Publicado originalmente no iG

Dois usuários do Facebook, sejam eles moradores do mesmo país ou de regiões completamente opostas, estão separados por apenas 4,74 amigos na rede social, de acordo com estudo realizado pelo Facebook em parceria com a Universidade de Milão (Itália) entre janeiro de 2008 e maio de 2011. O estudo analisou 69 bilhões de conexões entre 721 milhões de usuários ativos da rede social. Em média, cada um deles têm mais de 190 amigos.

Cerca de 84% das conexões de usuários do Facebook acontecem no mesmo país

De acordo com o estudo, 99,6% de todos os pares de usuários analisados estão conectados por cinco conexões e cerca de 92% estão ligados a outros usuários por quatro conexões. O número diminui entre pessoas que vivem em um mesmo país: o grau de separação cai para apenas 3 conexões.

“Em nosso estudo, descobrimos que cerca de 84% das conexões de um usuário acontecem num mesmo país”, diz a equipe do Facebook. Em 2008, quando o estudo começou, a média de conexões que separava dois usuários na rede social era de 5,28 amigos. Agora, é de apenas 4,74.

Os 6 graus de separação

A média de graus de separação é inferior aos seis amigos, propostas em um estudo de Frigyes Karinthy, um autor hungaro, em 1929. A ideia foi testada por Stanley Milgram em 1960, que fez um teste com 296 voluntários.

No estudo, Milgram descobriu que o número de intermediários entre os voluntários e a pessoa que eles precisavam encontrar era de 5,2. “Conforme o Facebook cresce ao longo dos anos, ao representar uma parcela ainda maior da população, as pessoas se tornaram cada vez mais conectadas”, diz a equipe do Facebook, em comunicado.

Comentários

Este QR-Code permite acessar o artigo pelo celular. QR Code for Usuários do Facebook são separados por apenas 4,74 amigos

1 Comentário

  1. isso é realmente impressionante.

Deixe o seu comentário