Eleição no Egito usa ícones ao invés de números para identificar candidatos

Via Shortlist

Os estranhos símbolos políticos do Egito

A forma como o Egito representa seus candidatos políticos nas eleições é, no mínimo, curiosa.

Desde a década de 1950, o Egito tem usado símbolos para representar os partidos políticos e os candidatos. Originalmente, a ideia era ajudar os eleitores analfabetos a identificarem o partido em que desejavam votar.

O Egito em breve vai às urnas, depois da vitoriosa revolução que depôs Mubarak. Este ano são cerca de 250 símbolos, desde barcos Viking até guarda-sóis, cada um associado a um candidato a cargos locais e também ao primeiro-ministro. É importante lembrar que eles são distribuídos de forma aleatória pela Comissão de Eleições, uma espécie de Supremo Tribunal Eleitoral.

Outros países consagraram símbolos para seus partidos como o elefante e o burros nos EUA ou a estrela e o tucano no Brasil. Mas o do Egito mudam a cada eleição e algumas opções são, digamos, de gosto duvidoso.

Porém, alguns candidatos não ficaram nada satisfeitos. O candidato em um distrito do Cairo se disse “humilhado” ao ver que o símbolo atribuído a ele é vestido de mulher. Outros estão reclamando por terem recebido símbolos que representam armamentos e temes ser associados ao regime militar que foi derrubado em fevereiro deste ano.

Há símbolos curiosos, incluindo câmeras digitais, celulares, eletrodomésticos, frutas e  até um ônibus espacial decorado com flores.
Veja alguns deles abaixo

Comentários

Este QR-Code permite acessar o artigo pelo celular. QR Code for Eleição no Egito usa ícones ao invés de números para identificar candidatos

Deixe o seu comentário