Absurdo: Cidade de Alagoas sofre corte de luz em momento de exibição de denúncia

Publicado originalmente no G1

A concessionária de energia de Alagoas quer saber quem sabotou o fornecimento para a cidade de Limoeiro de Anadia, no agreste, no domingo (27) à noite. O corte de luz chamou a atenção dos moradores porque foi no momento em que o Fantástico apresentava uma reportagem com suspeitas sobre atividades do prefeito e da primeira-dama da cidade.

Francine ouviu boatos de que a luz seria cortada em toda a cidade, na noite de domingo (27), e não perdeu tempo. “Como eu tinha a possibilidade de ir para outra cidade, eu preferi assistir em outra cidade, para não deixar de assistir”, conta.

O Fantástico mostrou que pelo menos nove primeiras-damas foram presas este ano, no Brasil, por suspeita de desvio de dinheiro público. Quatro delas são de cidades alagoanas.

O prefeito de Limoeiro de Anadia, Marlan Ferreira, e a primeira-dama Eloísa Barbosa são acusados de fazer compras particulares com dinheiro desviado da merenda escolar. Eloísa chegou a ser presa em março. Diante da equipe do Fantástico, ela chorou e desistiu da entrevista. Mas o prefeito, que disse à equipe que só anda armado, convenceu a mulher a falar.

“Se as outras prefeituras e outras pessoas faziam, mas aqui a gente não fazia”, afirmou.

Enquanto as denúncias eram exibidas, Limoeiro de Anadia, de 26 mil habitantes, estava às escuras. “Quando todos estávamos apreensivos para assistir, o fornecimento de energia foi cortado, rigorosamente no momento em que o Fantástico estava sendo exibido em cadeia nacional”, lembra a professora Iêda Batista Gomes.

A Eletrobras Distribuição Alagoas informou que a interrupção foi provocada por um ato de vandalismo. O alvo foi o sistema de distribuição da cidade, que fica no município vizinho, Arapiraca. A concessionária de distribuição de energia do estado enviou uma equipe de funcionários para avaliar o local. De acordo com a Eletrobras, o corte no fornecimento foi criminoso, provocado por alguém que tem conhecimentos em eletricidade. A empresa registrou um boletim de ocorrência.

“É uma questão de polícia, porque isso causou um defeito para a empresa, que não foi um defeito normal do sistema. Isso só acontece se alguém foi lá e fez essa abertura”, garante Vladimir Cavalcanti, diretor da Eletrobras Distribuição Alagoas.

O prefeito Marlan Ferreira negou envolvimento no corte de luz: “Eu não tenho absolutamente interesse nenhum que a coisa se esconda, eu quero que a coisa se esclareça e essa reportagem do Fantástico, para mim foi positiva. Então eu não tenho nada a ver se houve sabotagem. Podem ser os meus inimigos por trás disso aí”.

As outras cidades alagoanas citadas pelo Fantástico, Belo Monte, Lagoa da Canoa e Traipu, também sofreram com interrupções no fornecimento de energia. Mas a concessionária afirma que os casos foram isolados, provocados por problemas pontuais.

Os moradores de Limoeiro de Anadia esperam respostas. “Estranho, muito estranho”, diz uma moradora.

dica do Moisés Lourenço

Comentários

Este QR-Code permite acessar o artigo pelo celular. QR Code for Absurdo: Cidade de Alagoas sofre corte de luz em momento de exibição de denúncia

Deixe o seu comentário