Surpresa: estudo revela que as pessoas mentem mais durante conversas online do que pessoalmente

Segundo o estudo, a quantidade de mentiras ditas era três vezes maior entre os que usaram chats online e e-mail

via uol

Segundo o estudo, a quantidade de mentiras ditas era três vezes maior entre os que usaram chats online e e-mail

Com o surgimento da internet, salas de bate-papo e e-mails viraram uma opção para conhecer novas pessoas. De acordo com estudo publicado na revista Journal of Applied Social Psychology, no entanto, é preciso tomar cuidado, pois as chances das pessoas mentirem mais enquanto estão conversando online é muito maior do que pessoalmente.

Robert S. Feldman, professor de psicologia da Universidade de Massachussetts e autor do estudo, revela que o ser humano é muito mentiroso, mas que costuma abusar quando pode se esconder pelo computador.

Para o cientista, quando não se está de frente a frente com a pessoa é mais fácil mentir, já que não é possível ver as reações que ela tem durante a conversa.

Feldman reuniu 110 pares de estudantes e deu 15 minutos para que cada par se conhecesse melhor. Um grupo de alunos conversou pessoalmente, outro por chats e outro por e-mail.

Depois disso, os alunos releram ou assistiram tudo a que tinham respondido durante a conversa para identificar quais momentos que eles mentiram.

“Descobrimos que 70% das pessoas disseram alguma informação errada durante a conversa e a quantidade de mentiras ditas era três vezes maior entre os que usaram chats online e e-mail”, conta Feldman.

O autor do estudo identificou que a maioria das mentiras, no entanto, eram brandas, pois consistiam em concordar com a pessoa que se estava conhecendo em assuntos bobos, como dizer que um filme era legal, mesmo quando não tinha gostado.

Feldman acredita que no fundo, a mentira é uma espécie de convenção e que é esperada por todos. “Se alguém pergunta se foi bem durante uma apresentação a pessoa não quer ouvir a verdade. Tanto que se alguém diz que sim, ela nem questiona”, explica ele.

Comentários

Este QR-Code permite acessar o artigo pelo celular. QR Code for Surpresa: estudo revela que as pessoas mentem mais durante conversas online do que pessoalmente

Deixe o seu comentário