O que as pessoas buscaram em 2011?

Texto escrito por Maria Ligia no Brainstorm9

Pode dar o play na Simone que o ano está mesmo terminando. Isso porque o Google lançou seu Zeitgeist 2011 pra que a gente perceba quantas coisas importantes aconteceram neste ano e pense duas vezes antes de dizer que ele passou rápido. O destaque, é claro, fica por conta do vídeo de retrospectiva, que consegue ser emocional e vendedor ao mesmo tempo. Dá uma olhada:

Mas o vídeo é só uma pequena parte dos dados que o relatório reúne. Você provavelmente já se perguntou alguma vez na vida se o Google fica rastreando seus passos na internet. Sim, ele fica. E depois conta pra todo mundo o que você faz, afinal um dos motivos é traçar um completo perfil dos internautas pelo mundo. Isso faz com que eu, particularmente, não me incomode com a intromissão.

No site, além de um apanhado global sobre as pesquisas feitas, você pode explorar país a país a lista dos 10+ procurados em 10 diferentes assuntos. Todos os dados ilustrados por gráficos classudos e animados. Sobre o Brasil, alguns dados me chamaram a atenção. Resolvi comentar aqui:

A TV pauta a internet e não existe nada de novidade nisso. Mas um dos termos mais procurados foi a novela Rebelde, a Malhação da Record!

2011 foi o primeiro ano do governo Dilma, marcado pelas sucessivas trocas de ministros. Mas não há nenhum político na lista de pessoas mais pesquisadas, a grande maioria são cantores e gente que tenta ser, como Luan Santana e Michel Teló (ambos entre os 10 mais). Emblemático, não?

Entre as coisas que o brasileiro mais buscou para comprar estão “bote inflável” (o que, pensando nas enchentes, tem lógica) e kit frescobol. Achei inusitado, porque imaginei que as pessoas pesquisariam mais sobre eletrônicos e suas funcionalidades.

Na categoria esporte, o futebol domina. É a primeira posição, como também a quarta, a quinta, a sexta, a sétima, a nona e a décima. O segundo e o terceiro termo pesquisado são  relacionados a lutas. Ou seja, Anderson Silva fez o futebol começar a falar fino.

Na categoria “comidas e bebidas”, só existe uma bebida. E é a cachaça vodka! E não é qualquer uma: a marca mais buscada foi a Smirnoff Grey Goose, uma das que, até onde sei, menos investiu em propaganda por aqui. Pelo valor médio da garrafa, eu diria que o brasileiro não tá engolindo qualquer coisa (ooou, precisa de algo forte pra ajudar a engolir uns sapos).

Enfim, fora tudo isso, tem muita informação no site, vale a pena dar uma olhada com mais detalhes e comparar os dados dos outros países.

Comentários

Este QR-Code permite acessar o artigo pelo celular. QR Code for O que as pessoas buscaram em 2011?

1 Comentário

  1. Maxwell disse:

    Legal o Video.
    Melhor foi escutar Mat Kearney cantando “sooner or later”.
    Belíssima canção do album Young Love.
    Música pop de qualidade.

    Em tempo, o Cara é Crente!!!

Deixe o seu comentário