Qual gato é o meu próximo?

Marika Rose, em Theologies

Jacques Derrida tinha um gato. Ele tinha um nome, embora pareça que ele tenha se perdido na neblina da história/Google. Se alguém sabe o nome do gato do Jacques Derrida, por favor entre em contato. Eu gostaria de saber.

Derrida falava de seu gato como uma maneira de falar sobre a diferença entre animais e seres humanos. Mas ele também apareceu em uma discussão que Derrida teve com John Milbank sobre a pergunta eterna: ‘quem é o meu próximo?’

Derrida argumenta que a justiça perfeita é impossível e que também devemos tê-la como alvo de qualquer forma. Nós estamos sempre aquém. Milbank sugere que o problema com isso é que não tem como escolher entre as demandas concorrentes. “Nada tem mais peso do que qualquer outra coisa” Por que devo eu alimentar este gato quando existem milhares de gatos famintos por todo o mundo com ninguém para alimentá-los?

Para Milbank, a teologia tradicional cristã nos dá permissão para tratar alguns gatos como mais importantes que outros. Não é só que esteja bem alimentar um gato e não outros; nós somos moralmente obrigados a alimentar nosso gato antes de outros gatos. Aqueles que estão perto de nós tem uma demanda maior sobre nós que aqueles que estão longe.

A ideia de que eu sou responsável por todos gatos assume que eu vivo em uma sociedade que desmoronou, onde se eu não cuidar do gato, ninguém mais vai. E quem quer uma ética baseada em desmoronamento?

Derrida responde: não é que nada pese mais que qualquer outra coisa, é que ninguém tem mais peso do que qualquer outra coisa. Claro que nós alimentamos nosso gato e não todos os outros gatos. Claro que nós preferimos o nosso gato que o gato vizinho; claro que eu prefiro minha família do que outras. Mas as nossas preferências devem preocupar-nos.

Se todos apenas cuidarem daqueles que estiverem perto de si, “seria a ruína da ética”. Eu não consigo alimentar todos gatos, mas eu não devo ter uma boa consciência sobre todos os outros gatos que não tem ninguém para alimentá-los.

Qual gato é o meu próximo? Se eu tivesse que escolher, eu ficaria com Derrida (embora eu esteja também me debatendo com a questão: o que pensaria Žižek?) E você?

Tradução: Gustavo K-fé Frederico

Comentários

Este QR-Code permite acessar o artigo pelo celular. QR Code for Qual gato é o meu próximo?

Deixe o seu comentário