Campeões da internet

tessa 21 Fotos da Tessália ex bbb10 no paparazzo

Bruna Bill e Luís Lima, na Gazeta do Povo

Curtir. Compartilhar. Seguir. Publicar. Estes são alguns verbos que ganharam nova dimensão, nos últimos anos, tamanho o sucesso das redes sociais na internet. E, à reboque dessa verdadeira febre, muitos homens e mulheres (alguns usando pseudônimos) se transformaram em verdadeiras celebridades do mundo on-line – leia-se do Facebook, do Twitter, do Tumblr e de blogs.

São nomes como o humorista Diogo Portugal, a DJ Tessália Serighelli, os “jovens nerds” Deive Pazos e Alexandre Ottoni, a “pedreiro online” Bianca Muller, o “bobagento” Raphael Mendes e as “garotas divas” Marina Fabri, Sabrina Olivetti e Thais Marques.

Com milhares de fãs e seguidores, eles têm sua própria trajetória profissional, mas com uma característica em comum: são reconhecidos por seus fãs que gostam e compartilham o que eles produzem. “O público se identifica com esses conteúdos e repassa as piadas ou mensagens para divertir quem está na sua rede e para associar sua própria imagem a esses temas”, afirma a psicóloga Bárbara Snizek.

O sucesso deles é tão grande que o número de seguidores e fãs cresce todos os dias. Muito provavelmente os números de seguidores nos perfis do Twitter já subiram algumas centenas acima do que apuramos aqui.

A internet, segundo Bárbara Snizek, cria uma sensação de proximidade virtual entre as pessoas, e facilita o processo de identificação. “Se o usuário reproduz o conteúdo que alguém posta é porque ele concorda, ou mesmo porque discorda, mas quer gerar discussão. Isso tudo passa por um processo de identificação ”.

Negócio lucrativo

Com o crescimento desse sucesso e dos seguidores fiéis, agências e empresas começaram a procurar os blogueiros para anunciar e vincular sua imagem a esses personagens. Posts e tuitadas com anúncios já são comuns em perfis com tanto público. Mas não pense que quem paga mais leva. “Procuramos fazer brincadeira com o anúncio, inseri-lo em um contexto próprio do Pedreiro para não perder nossa identidade. Se você pesa muito a mão nos anúncios pode perder público, então escolhemos bem nossos anunciantes”, afirma Bianca Muller.

Boa parte deles trabalha e ganha dinheiro apenas com os blogs; uma aposta grande, mas que não parece assustar por enquanto. Segundo Alexandre Ottoni, do Jovem Nerd, há espaço para todos que quiserem criar conteúdos originais e de qualidade. Isso acontece porque os conteúdos desses sites são tão diversos quanto o próprio público. Humor, notícias de celebridades, cantadas engraçadas e dicas de maquiagem e beleza. Tudo tem seu espaço e audiência fiel. “A internet é um espaço sempre aberto a novas ideias, que está sempre se renovando. Tem muita gente acompanhando isso e surgindo com novidades”, afirma Ottoni.

“Celeb” instantâneo

Com cada vez mais pessoas conectadas ao Facebook, Twitter, Tumblr e blogs, qualquer um pode transformar-se numa “celeb on-line”. “As pessoas querem participar, criticar e também interagir, não só com os conteúdos, mas também com artistas e pessoas. É essa possibilidade que torna o mundo virtual esse sucesso estrondoso”, afirma Julius Nunes, professor do curso de pós-graduação em Produção Audiovisual e Mídias Digitais da Universidade Positivo.

foto Tessália: Paparazzo

Saiba quem são eles

Diogo Portugal

243.337 seguidores

Leia o perfil completo

Pedreiro Online

210.453 seguidores

Leia o perfil completo

Tessália

171.583 e 116.661 seguidores

Leia o perfil completo

Jovem Nerd

93.498 seguidores

Leia o perfil completo

Bobagento

62.349 seguidores

Leia o perfil completo

Coisas de Diva

21.871 seguidores

Leia o perfil completo

Comentários

Este QR-Code permite acessar o artigo pelo celular. QR Code for Campeões da internet

Deixe o seu comentário