Leitura da mente pode chegar nos próximos cinco anos, diz IBM

Publicado originalmente na Folha.com

A IBM divulgou seu relatório anual “5 in 5″. Nele, a empresa cita cinco tecnologias que ela acredita que existirão nos próximos cinco anos. A lista desse ano inclui a leitura da mente por aparelhos eletrônicos e o fim das senhas.

Diferentemente do que ocorre em filmes de ficção científica, porém, a leitura da mente sugerida pela IBM não permitirá que você olhe para alguém e enxergue o seu pensamento. Pelo menos por enquanto.

A empresa acredita que a leitura da mente permitirá ao usuário associar sua mente a algum aparelho eletrônico. “Pense que você precisa ligar para alguém, e isso simplesmente acontece. Ou você pode controlar o cursor de um mouse apenas pensando para onde movê-lo”, diz a IBM.

A empresa argumenta que estudos no campo da bioinformática indicam a criação de sensores avançados que leem as atividades do cérebro, reconhecem expressões faciais e níveis de concentração e empolgação. Segundo a IBM, em cinco anos será possível ver os primeiros passos da tecnologia, principalmente no universo do entretenimento e dos jogos.

Já o fim das senhas remete à técnicas comuns aos filmes futuristas. Para a IBM, em cinco anos nós poderemos usar nossa voz ou os detalhes de nossa íris para desativar tudo ao nosso redor, eliminando a necessidade de decorar senhas cada vez mais complexas.

Comentários

2 ideias sobre “Leitura da mente pode chegar nos próximos cinco anos, diz IBM

  1. Roberto Rodrigues Costa

    É preocupante. Se os computadores realmente terão o poder de saber em que palavra estamos pensando para que os teclados sejam substituídos, logo podemos concluir que eles poderão ler nossa mente. Se poderão ler nossa mente, como saber até que ponto irão? Até qual informação terão acesso e para quem essas informações serão transmitidas?

    Sério… muito sério!

    Responder
  2. Roberto Rodrigues Costa

    Se os computadores poderão colocar na tela a palavra que estivermos pensando sem que se precise de teclado para isso, logo podemos concluir que as máquinas terão o poder de ler a nossa mente.

    Assim, como saber até que ponto poderão ler? Como poderemos ter a certeza de que a máquina não terá acesso aos segredos que guardamos apenas na nossa memória? Como poderemos saber se essas informações não serão enviadas para alguém que não queremos?

    Sério… muito sério!

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>