Você recolhe o lixo?

Texto de Rosana Hermann publicado no blog Querido Leitor

Acabei de lavar a louça. Servi o lanche, tirei a mesa, arrumei a cozinha. E, quando tudo está pronto e limpo vem a parte final: recolher o lixo. O lixinho da pia, o lixo da cozinha, o lixo maior que fica na área de serviço. E o lixo da sala, dos banheiros. Tudo vai para a última lata de lixo, a grandona, que fica do lado de fora da casa.

Faço o melhor que posso para que o lixo seja um contato saudável, para que o momento não seja desagradável. Mas é lixo, anyway. Depois que termino esse trabalho de recolher, troco os sacos de lixo. Adoro ver lixo vazio e limpo. Finalmente, lavo as mãos, passo um álcool gel e estou pronta para fazer alguma coisa pessoa, como este post.

Há um aprendizado de humildade no ato de cuidar do lixo, a noção de estar na base da pirâmide da hierarquia. Um ex-colega de faculdade, que largou tudo pra ser chef de cozinha em Paris, contava sobre o começo da carreira como aprendiz. A ele cabia a tarefa de recolher os imensos e pesados sacos de lixo da cozinha, aqueles que estouram nas costas de quem os carrega, aqueles que você não quer nem ver ou cheirar. Aquele lixo que você rememora quando se torna o chefe e manda outros fazerem a mesma coisa.

Fiz outras coisas além de lidar com o lixo, varrer a casa, preparar e servir o lanche, tirar a mesa, lavar a louça, fazer as compras. Também andei de bicicleta durante uma hora e meia. Saímos de Barra do Una e fomos para a Jureia, depois para Boracéia e voltamos pela estrada. Encontrei amigos, conversei na rua, passeei comos cachorros. E agora, estou aqui, vendo um filme e escrevendo.

Amanhã chegam as compras de fim de ano. Já estou aqui, organizando os espaços para guardar tudo, pensando na ceia de ano novo que vou preparar, no cardápio dos próximos dias. Nas toalhas da praia, na travessia que pretendemos fazer na baia a nado. Quem cuida da casa, faz toda a cadeia de tarefas, das compras ao lixo final. Cansa, mas ensina muito. E aprender é essencial pra vida.

Comentários

Este QR-Code permite acessar o artigo pelo celular. QR Code for Você recolhe o lixo?

Deixe o seu comentário