Arquidiocese de Manaus cria Nossa Senhora indígena


Kátia Brasil, na Folha.com

A Arquidiocese de Manaus apresentou aos fiéis uma imagem de Nossa Senhora e do menino Jesus com traços indígenas.

Chamada de Nossa Senhora da Amazônia, a imagem foi feita pela designer Lara Denys, 23, vencedora de concurso para retratar a santa com “características da cultura da região amazônica”.

Na imagem, Nossa Senhora e Jesus têm cabelos e olhos pretos e pele parda. O manto dele está preso ao corpo dela, da mesma forma que as índias carregam seus filhos.

Segundo o coordenador do concurso, padre Reneu Stefanello, será construída a sua estátua no santuário que está sendo erguido em Manaus.

“Ela tem os traços da feminilidade da mulher amazonense, da mulher indígena. Traz no colo um Jesus curumim”, afirma ele.

Para o antropólogo Ademir Ramos, da Universidade Federal do Amazonas, a imagem é uma estratégia para evitar a perda de fiéis para os protestantes pentecostais.

“A Igreja Católica quer passar a identificação entre o devoto e o santo. Como o fiel vai devotar uma santa branquinha de olho verde?”, indaga.

Comentários

Este QR-Code permite acessar o artigo pelo celular. QR Code for Arquidiocese de Manaus cria Nossa Senhora indígena

1 Comentário

  1. Na verdade, a Igreja Católica sempre fez assim com as imagens marianas, é só conferir as imagens de Guadalupe e Aparecida. A maioria das imagens marianas ela aparece caucasiana porque foi retratada em pontos europeus.

Deixe o seu comentário