Estudo: frequentar igreja diminui pressão arterial

Hábito também traz esperança, alta autoestima e sensação de proteção. Foto: Getty Images

Publicado no Terra

Um estudo norueguês, publicado no International Journal of Psychiatry, mostrou que quanto mais tempo uma pessoa passa na igreja, menor é a pressão arterial dela. As informações são do Huffington Post.

Os pesquisadores analisaram os dados de cerca de 41 mil noruegueses sobre a frequência das idas à igreja e a pressão arterial. Mesmo após a exclusão de fatores como idade, doença cardíaca, depressão e nível de escolaridade, os pesquisadores ainda encontraram uma associação entre ir à igreja com frequência e um menor nível de pressão arterial.

Estudos anteriores já mostravam uma relação entre o humor e a saúde. No entanto, os pesquisadores observaram que ainda não está claro se é a igreja que estimula a pressão arterial mais baixa, ou se é a pressão arterial mais baixa que estimula a ida à igreja.

Os pesquisadores informaram ainda que a religião também pode impulsionar a saúde, proporcionando sentimentos de esperança, alta autoestima e sensação de estar proteção contra fatos desagradáveis.

Foto: Getty Images

Para Richard Sloan, professor de medicina comportamental na Universidade de Columbia, nos Estados Unidos, pesquisas como a acima não têm valor científico. Pior: são uma afronta à ética médica. “A maioria destes pesquisadores está interessada em promover alguma religião”, afirma.

Comentários

Este QR-Code permite acessar o artigo pelo celular. QR Code for Estudo: frequentar igreja diminui pressão arterial

3 Comentários

  1. Andrecantini disse:

    Depende da Igreja e do que os “pastores” tem falado no púpito… hehehe

  2. Se bem que, dependendo da igreja, sente-se o efeito contário…

  3. Thiago Bonardi disse:

    Meu espero que o PROFESSOR da Universidade de Columbia Richard Sloan tenha lido o artigo científico na integra. Mas enfim é a opnião dele, posição nada científica.

Deixe o seu comentário