Casamento gay ameaça a humanidade, afirma o papa Bento 16

Matéria da Reuters publicada no Estadão

O papa Bento 16 disse nesta segunda-feira, 9, que o casamento homossexual é uma das várias ameaças atuais à família tradicional, pondo em xeque “o próprio futuro da humanidade”.

Foram as declarações mais fortes já proferidas pelo pontífice contra o casamento homossexual, durante um pronunciamento de ano novo a diplomatas de quase 180 países acreditados no Vaticano, abordando questões econômicas e sociais contemporâneas.

Segundo Bento 16, a educação das crianças  precisa de “ambientes” adequados, e “o lugar de honra cabe à família, baseada no casamento de um homem com uma mulher”.

“Essa não é uma simples convenção social”, disse o papa, “e sim a célula fundamental de cada sociedade. Consequentemente, políticas que afetam a família ameaçam a dignidade humana e o próprio futuro da humanidade”.

Em vários países – principalmente no mundo desenvolvido -, autoridades eclesiásticas católicas protestam contra iniciativas voltadas para a legalização do casamento gay. Nos EUA, um dos principais paladinos dessa causa é o arcebispo de Nova York, Timothy Dolan, que será sagrado cardeal pelo papa em fevereiro.

Numa recente carta, Dolan criticou o presidente Barack Obama por sua decisão de não apoiar uma proibição federal ao casamento homossexual, e alertou que essa política pode “precipitar um conflito nacional de enormes proporções entre a Igreja e o Estado”.

A Igreja Católica, que tem 1,3 bilhão de seguidores no mundo, prega que as tendências homossexuais não são pecado, mas que os atos homossexuais são, e que as crianças devem crescer em uma família tradicional, com um pai e uma mãe.

“A unidade familiar é fundamental para o processo educacional e para o desenvolvimento dos indivíduos e Estados; daí a necessidade de políticas que promovam a família e auxiliem na coesão social e no diálogo”, disse Bento 16 a diplomatas.

O casamento gay já é legal em vários países europeus, como Espanha e Holanda. Algumas religiões que autorizam o casamento gay e a ordenação de mulheres e homossexuais como clérigos têm perdido fiéis para o catolicismo, e o Vaticano já tomou medidas para facilitar tais conversões.

Em 2009, Bento 16 decretou que os anglicanos que se converterem ao catolicismo podem manter uma hierarquia paralela, preservando parte das suas tradições. Grande parte dessa migração do anglicanismo para o catolicismo envolve fiéis que consideram a Igreja Anglicana liberal demais.

Comentários

Este QR-Code permite acessar o artigo pelo celular. QR Code for Casamento gay ameaça a humanidade, afirma o papa Bento 16

3 Comentários

  1. ROSIMERI TORRES DE ARAUJO disse:

    Eu acho muito divertida essas tiradinhas da igreja catolica, ninguem pode colocar o dedelho no vaticano vc nem passa do portão , não sei de onde essa figura acha que pode entrar na vida das pessoas e determinar o que pode e o que não pode ser feito, a igreja ao longo da historia sempre foi envolvida em guerras , mentiras, assassinatos, pedofilia , ai ele vem dizer que o gay vai acaber com a humanidade, é de rolar de rir, vejo sim uma figura que se diz religiosa so colocando lenha na fogueira, isso sim é que deve ser santo para ele…

  2. JuaaO disse:

    Estou pouco me lixando para o que esse velho diz..
    esses papas ainda acham que mandam no mundo  rsrsrsrs

  3. Jadson disse:

    Esse demônio em pele de cordeiro se esquece que ele e seu séquito são a primeira e maior ameaça para a humanidade. Se todos resolverem seguir seus passos, quanto tempo será necessário para o verdadeiro fim da humanidade já que eles não podem casar e nem ter filhos? Que belo exemplo de família eles são : abandonam seus lares, pais, irmãos e até filhos (conheço padres com “sobrinhos”) se juntam no clube no Bolinha, pensam que podem viver sem sexo (o que é contra a natureza do homem) e acabam caindo em tentação com freiras ou crianças. Os católicos romanos estão diminuindo a cada ano pois ninguém mais é idiota o suficiente para acreditar nas falácias proferidas pela Igreja que se acha a dona da verdade. A verdade é que eles estão sempre ultrapassados e não conseguem acompanhar o ritmo do desenvolvimento humano por isso quem tem dúvidas vai procurar nas outras Igrejas que têm respostas atuais. Quando perceberem que ninguém mais dá ouvidos às suas bobagens talvez seja tarde demais.

Deixe o seu comentário