Boa ideia: Empilhe seu celular na mesa do restaurante

Fabricio Teixeira, no Update or die!

Sabe aquele seu amigo que fica checando o telefone a cada dois minutos quando vocês estão em um restaurante ou um bar? Acho que todo mundo que lê este blog já passou por isso alguma vez.

A pessoa que está falando fica um pouco desconcertada: não sabe se deve continuar falando ou se deve esperar a outra terminar de checar o telefone. E na maioria das vezes a pessoa que é viciada em checar o aparelho nem percebe que está sendo deselegante.

Pois tem uma nova moda nos EUA que foi pensada justamente para resolver esse problema: o phone stacking.

Phone Stacking

É uma espécie de jogo / etiqueta digital / acordo de cavalheiros entre todos que estão sentados na mesma mesa, que funciona da seguinte forma:

  1. No início da refeição, todos colocam o telefone com a tela virada para baixo no centro da mesa – um telefone em cima do outro.
  2. Os push notifications, mensagens e alertas continuarão bipando normalmente ali na pilha de telefones.
  3. O primeiro que não resistir e pegar o telefone para conferir, perde o jogo e paga a conta.

Se ninguém sucumbir à tentação, todos são considerados vencedores, se abraçam e dividem a conta normalmente.

Na verdade o phone stacking começou como uma brincadeira em alguns tumblrs, e agora está se popularizando e ganhando adeptos em vários lugares do mundo. Chega a ser até um pouco triste se pensarmos que as pessoas precisam criar mecanismos desse tipo para distinguirem o que é sensato do que não é.

Mas a história começa a ficar um pouco mais interessante se olharmos para o phone stacking como um sintoma, uma autodefesa das pessoas para mostrarem quem é que manda na tecnologia. Na hora me vieram na cabeça dois outros posts que tratam mais ou menos do mesmo assunto: o ótimo texto do Wagner aqui do UoD que diz que “saber que tem mensagem é mais legal que a própria mensagem” e a definição da psicóloga e escritora Sherry Turkle de que “vivemos na geração do Sozinhos Juntos“.

Boa sorte no próximo almoço.

Comentários

Este QR-Code permite acessar o artigo pelo celular. QR Code for Boa ideia: Empilhe seu celular na mesa do restaurante

1 Comentário

  1. Ellena Cintra disse:

    GENIAL!!!

Deixe o seu comentário