Vídeo: Religiões afro-brasileiras produzem direito de resposta coletivo contra TV Record

Publicado originalmente no Barradas Comunicação [via Portal Geledés]

Em decisão inédita do Ministério Público Federal, entidades afro-brasileiras foram autorizadas a produzir um vídeo de direito de resposta coletivo a uma reportagem da TV Record. O programa foi gravado e tornou-se público no final de 2011, mas não pode ser exibido, pois a emissora recorreu da ação e conseguiu impedimento momentâneo.

Conforme informa o vídeo, o programa é um “direito de resposta concedido pela Justiça Federal ao Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades (CEERT), ao Instituto Nacional da Tradição e Cultura Afro-Brasileira (INTECAB) e ao Ministério Público Federal, autores da ação contra o enfoque negativo e discriminatório das religiões afro-brasileiras”.

A gravação conta com a participação de representantes de entidades ligadas às religiões afro-brasileiras e profissionais de comunicação, entre eles Iran Castelo Branco, do movimento Mídia Pela Paz, Gabriel Priolli, jornalista e produtor independente, e Laurindo Leal Filho, professor da ECA-USP.

Daniel Teixeira, coordenador do CEERT, ressalta que o caso ainda está em juízo, logo são poucas as informações que podem ser dadas a respeito. Contatada, a Record ainda não se pronunciou sobre o assunto.

Protestos na internet – No final de dezembro, a Record também virou alvo de protestos de grupos católicos que acusaram a emissora de perseguição

Ativistas indignados com reportagens exibidas nos jornalísticos da casa consideraram que a emissora de Edir Macedo realiza “ataques ao catolicismo”.

Um dos movimentos se intitulou de “Brasil Sem TV Record” e convocaram os internautas via redes sociais a boicotarem a Record no dia 16 de dezembro, evento que, segundo a emissora, “não teve êxito”. Outro grupo criou a hashtag #jornalismodeterceira e pediu para que os católicos não assistam mais à Record.

Comentários

Este QR-Code permite acessar o artigo pelo celular. QR Code for Vídeo: Religiões afro-brasileiras produzem direito de resposta coletivo contra TV Record

12 Comentários

  1. Beleza, essa gente só faz coisa pra prejudicar os outros e quer respeito…

  2. Até que enfim fizeram algo justo e de fato!
    Adoro todas as religiões, acredito na força dos orixás e tenho a certeza de que um dia nos uniremos sem pré conceitos e com fim desta intolerância religiosa.
    Asè a todos.

  3. Jorge disse:

    Obs.: Coitado é de quem reside próximo  de um local onde se manifesta essa modalidade de liberdade religiosa. Durma-se com um barulho desses! Camdomblé,evangélicos…

  4. Fantástico!  O Fundamentalismo tem mesmo de ser combatido. É uma questão de respeito, não apenas a religião, mas principalmente a Cultura Afro-Brasileira, e a própria História do Povo Brasileiro.
    Estou aplaudindo de pé!

  5. Ivonete disse:

     biblia condena tais atos.
    http://www.espirito.org.br/portal/artigos/geae/textos-onde-deus-condena.html

    Rodrigo

    AQUI ESTÃO ALGUNS DOS TEXTOS ONDE DEUS CONDENA A PRÁTICA CHAMADA ESPIRITISMO.

    *LEVÍTICO 19:26 e 31.

    *LEVÍTICO 20:6. NECROMANTES SÃO OS QUE CONSULTAM OS MORTOS.

    *I CRONICAS 10:13-14. FOI O FIM DO REI SAUL QUE PREFERERIU DESOBEDECER A DEUS A CRER NOS ESPÍRITOS

    *II REIS 21:6.MANASSÉS PROVOCOU A IRA DE DEUS POR CONSULTAR OS MÉDIUNS E NÃO O BUSCAR, ALÉM DE OUTRAS ABOMINAÇÕES.

    *II REIS 23:24-25. JOSIAS AO CONTRÁRIO DE OUTROS REIS AMAVA AO SENHOR E DESPREZOU OS MÉDIUNS DA SUA ÉPOCA.

    *DEUTERONOMIO 13:1-18. DEUS CONDENAVA À MORTE À TODO AQUELE QUE INVOCASSE OUTRO ESÍRITO QUE NÃO ELE.

    *DEUTERONOMIO 18:9-14. DEUS NÃO QUER QUE O SEU POVO SE ENVOLVA COM OS ESPÍRITOS.
    II TESSALONISSENCES2:7-12. PAULO ALERTA A IGREJA DE CRISTO QUE NO FINAL DOS TEMPOS OS “ESPÍTRITOS” OPERARIAM CURAS E PRODÍGIOS COM O OBJETIVO DE ENGANAR O POVO E LEVA´LOS AO INFERNO ETERNO.*I TIMÓTEO 6:3-5. PAULO ALERTA QUE APRECIAM HOMENS NO FINAL DOS TEMPOS PREGANDO QUE A PRÁTICA DAS BOAS OBRAS SERIA O CAMINHO PARA A SALVAÇÃO. PORÉM ELE ALERTA QUE ALEM DESTE ENGANO ELES COM UMA FALSA HUMILDADE TIRARIAM GRANDE LUCRO PRÓPRIO COM ISTO. LEMBREM-SE QUE OS ESPÍRITAS CREEMQUE AS BOAS OBRAS É UM DOS CAMINHOS PARA A SALVAÇÃO.*I JOÃO 4:1-6. DESAFIO AOS QUE INVOCAM OS ESPÍRITOS.*I SAMUEL 28:1-25. ESTE TRECHO É MUITO USADO PELOS ESPÍRITAS PARA DIZER QUE QUANDO AS ENTIDADES SÃO INVOCADAS APARECEM, TENTANDO ASSIM AFIRMAR A VERACIDADE DISTO. POREM, O QUE ELES NÃO SABEM É QUE TIPO DE ESPÍRITO (NUNCA ACHAM QUE PODE SER MALIGNO!) ESTA APARECENDO NAQUELA INVOCAÇÃO. NO CASO RELATADO AQUI O REI SAUL ENCONTROU MORTE POR TER FEITO AQUILO QUE DEUS O PROIBIRA PARA O SEU PRÓPRIO BEM.*HEBREUS 9:27. NÃO HÁ REINCARNAÇÃO. DEPOIS DA MORTE HAVERÁ APENAS O JUÍZO.*LUCAS 23:43. UM DOS LADRÕES CRUXIFICADOS COM JESUS PEDIU PARA QUE ELE FOSSE SALVO. JESUS AFIRMOU QUE NAQUELE DIA ELE O LEVARIA PARA O PARAÍSO.

    O LADRÃO NÃO TEVE TEMPO DE REENCARNAR PARA TER UMA NOVA CHANCE DE MODIFICAR-SE AO LONGO DE VÁRIAS RENASCIMENTOS E MORTES ATÉ SER PERFEITO PERANTE DEUS.

    É UMA ESTRATÉGIA DO INIMIGO PARA ENGANAR O POVO DE QUE ELES TERÃO UMA NOVA CHANCE E INVALIDAR A SALVAÇÃO ATRAVÉS DO “ÚNICO CAMINHO”.

    EXISTEM AINDA MUITO MAIS TEXTOS POREM ACHO QUE ESTES SÃO OS MAIS CLAROS E EVIDENTES PARA PROVAR QUE O VERDADEIRO CAMINHO DA SALVAÇÃO É O ARREPENDIMENTO DOS NOSSOS PECADOS ATRAVÉS DA MORTE EXPIATÓRIA DE CRISTO NA CRUZ POR NÓS.

    ESTA AO ALCANCE DE TODOS SEM DISTINÇÃO. CONVÉM RESSALTAR AINDA QUE O DIABO NESTE ASPECTO NÃO É MUITO CRIATIVO POIS ATRAVÉS DOS TEMPOS, ESTA CRENÇA DE REEENCARNAÇÃO, CONSULTAR OS MORTOS; NASCER, VIVER E REENCARNAR TEM APENAS MUDADO DE NOME POIS TUDO O HINDUÍSMO, BUDISTO, SHINTOÍSMO, ETC ADMITEM SEMPRE ESTA DOUTRINA A ATUALMENTE PARA ATINGIR OS PAÍSES DE FORMAÇÃO CRISTA CATÓLICA, COMO É O CASO DO BRASIL ELE VESTIU A MENTE DAS PESSOAS COM O ESPIRITISMO OU ESPIRITUALISMO QUE SÃO BÁSICAMENTE A MESMA COISA VARIANDO DE UM PARA O OUTRO CONFORME A CABEÇA DOS HOMENS E SUAS IDÉIAS COMPLEMENTARES.
    EM 1940 APROXIMADAMENTE HOUVE UM REVIVAMENTO DO ESPIRITISMO ATRAVÉS DE UM FRANCES CHAMADO ALLAN KARDEC. E ESTA SEITA ATINGIU O NOSSO PAÍS DESDE AQUELA ÉPOCA POR CAUSA DO ENFRAQUECIMENTO DA IGREJA CATÓLICA POR NÃO SABER DAR RESPOSTAS À HUMANIDADE ATRAVÉS DA BOA ESPIRITUALIDADE CONTIDA NA PALAVRA DE DEUS DANDO MARGEM ASSIM À PROLIFERAÇÃO DESTE CULTO QUE COMO VOCE PÔDE CONSTATAR NA BÍBLIA ERA PRATICADO APENAS PELOS POVOS PAGÃOS QUE INFERNIZARAM A VIDA DO POVO DE ISRAEL QUE OR NÃO PERMANECEREM NA PALAVRA DE DEUS SUCUMBIRAM AO INIMIGO, ASSIM COMO A IGREJA CATÓLICA SUCUMBIU AO ESPIRITISMO POR NÃO PASSAR A VERDADE (A Bíblia pura e simplesmente) PARA OS SEUS FIÉIS NÃO OS PREPARANDO PARA ESTA BATALHA TÃO ESPIRITUAL QUE OS VERADEIROS CRISTÃOS TEM EXPERIMENTADO.

    O Deus Onipresente e Onisciente diz, Não mexei com mundo dos Mortos

    DEUTERONOMIO 18:9-14 “9 Quando entrares na terra que o Senhor teu Deus te der, não aprenderás a fazer conforme as abominações daquelas nações. 10 Entre ti não se achará quem faça passar pelo fogo a seu filho ou a sua filha, nem adivinhador, nem prognosticador, nem agoureiro, nem feiticeiro; 11 Nem encantador, nem quem consulte a um espírito adivinhador, nem mágico, nem quem consulte os mortos; 12 Pois todo aquele que faz tal coisa é abominação ao Senhor; e por estas abominações o Senhor teu Deus os lança fora de diante de ti.”

    • Daniel Marchi disse:

      Olá Ivonete, 

      Suas colocações são muito válidas e pertinentes, mas só fazem sentido para quem segue e crê na Bíblia.

      Compreendo que para nós, seguidores da Palavra, é relativamente fácil transformarmos nossa vida segundo às escrituras. Ela faz parte do nosso cotidiano, da nossa cultura, do nosso ser.

      Mas a imposição da Palavra sobre aqueles que sequer a conhecem, é, me perdoe o termo, uma burrice.

      Sou evangélico há alguns anos. Trabalho com televisão, teatro e música. Neste ambiente, encontramos todos os tipos de pessoas, diferentes religiões, diferentes orientações sexuais, ateus …

      Eu perdi as contas de quantas vezes ouvi queixas das pessoas com quem falo sobre a Palavra, dizendo que há sempre um religioso que o ofende, que o julga, que o desrespeita.

      Nós evangélicos, acreditamos que somos donos do mundo, e por isso, podemos tratar a qualquer um da maneira que quisermos. Isso tem que acabar !!

      Durante minha vida com Cristo, descobri que é preciso pregar o evangelho à toda criatura, e se for preciso, abrimos nossa boca para falar algo. Isso quer dizer que nossas vidas, nosso comportamento, nosso gestos e palavras devem ser o Evangelho vivo. Não é preciso desrespeitar ninguém, nem muito menos ser um petulante.

      Se nós queremos de fato transformar o mundo em nome de Cristo, que seja, ao menos de forma respeitável, não diminuindo outras manifestações religiosas ou filosofias de vida. 

      Quando eu vejo a Igreja ofendendo outras religiões, homossexuais e ateus eu penso que Jesus, na sua glória, deve pensar:

      -“Eles não entenderam nada!”

      É pelo amor que tudo acontece. Só pelo amor.
      E se nada acontecer, meus amigos homossexuais, espíritas, do candomblé, umbanda etc. Serão sempre muito bem vindos na minha casa para se sentar à mesa e comer com minha família.

      Porque eu os amo, e foi isso que Jesus me ensinou.

      • Wilik disse:

        Cara eu sou ateu, mais sem palavras, gostaria que todos fosse como vc, respeito e amor indiferente da crença alheia, respeitar diferentes culturas é a melhor maneira de adquirir conhecimento e melhorarmos como ser humano. Ganho minha admiração

    • Dimas Gomez disse:

      Olá, Ivonete,

      a sua fé é baseada na fé judaica. Os judeus, em sua maioria (mas não todos), até onde eu sei, sempre mantiveram certa distância de práticas ditas “mágicas” e ou ditas “de contato com os mortos”. Por isso, a Bíblia contém uma série de situações em que essas práticas são condenadas. Como você é herdeira dessa tradição, originalmente judaica, você acredita piamente que esse contato não é benfazejo. Mas há muitas tradições, também antigas como o judaísmo, que acreditam que cultuar os mortos e os ancestrais é benéfico e nos mantém mais humanos. 

      Até o catolicismo possui alguns traços desses cultos, e que você mesma deve seguir, como enterrar seus mortos em lugares “sagrados”, “terreno sagrado”, o cemitério. E talvez você até visite esse lugar de tempos em tempos e acredite que, depois de morta, lá dormirá até o Juízo.

      Então, por favor, mesmo que isso pareça tão ruim para você, procure entender que para outros o contato com os ancestrais / espíritos pode até ser perigoso, mas em geral não é maléfico. Essas pessoas são igualmente seguidoras de sua fé, da mesma maneira que você é da sua. É a crença de outras pessoas.

  6. Cleber disse:

    Até que enfim algo de novo contra as neopentecostais, pois ja estou farto de tantas atrocidades contra TODOS aqueles que por vontade própria escolhem outras religiões, essa emissora-religião (pois uma coisa funde-se com a outra), tem de aprender a respeitar a tudo e todos, e por favor não usem a bíblia para justificar isso ou aquilo, pois a bíblia é um livro, e como livro é para ser ESTUDADA, e não ser usada como arma contra o próprio ser humano. RELIGIÃO NÃO É PRODUTO PARA SER ESPOSTO OU VENDIDO NA TV.

  7. Sergio Gleria disse:

    Amar seu semelhante e respeitar as diferenças é o princípio básico de qualquer religião. É nossa obrigação, respeitarmos qualquer crença religiosa de um cidadão.

Deixe o seu comentário