Ordem de capitão para comandante de navio vira camiseta na Itália

Ordem de capitão da Guarda Costeira para comandante do Costa Concordia, que tinha abandonado o navio

Publicado originalmente na Folha.com

Uma ordem da conversa entre o capitão da Guarda Costeira de Livorno, Gregorio Di Falco, e comandante do navio Costa Concordia, Francisco Schettino, durante o naufrágio da embarcação na sexta-feira (13) virou bordão de camisetas.

Após a discussão ser revelada na terça, apareceram nesta quarta-feira na internet imagens de pessoas na Itália usando camisetas com a frase “Vada a bordo, cazzo!”.

A camiseta com a expressão, que em português significa “Volte a bordo, caralho”, foi vista na cidade de Nápoles. A expressão ainda apareceu entre uma das mais comentadas no microblog Twitter.

“Cazzo” é um palavrão em italiano que faz referência ao órgão sexual masculino, mas que é mais comumente usado como interjeição para enfatizar uma ideia no final de frases, assim como “porra” no Brasil.

ACIDENTE

O acidente com o Costa Concordia aconteceu na noite de sexta-feira, próximo à ilha de Giglio, no mar Tirreno, na Itália. O navio levava cerca de 4.000 turistas. Pelo menos 11 pessoas morreram e outras 22 ainda estão desaparecidas. A embarcação está naufragando na região e há risco de acidente ambiental pelo combustível armazenado no tanque.

O comandante Schettino abandonou o navio nos primeiros minutos do resgate. A conversa com Di Falco aconteceu quando o capitão já estava em terra.

foto: Ciro de Luca/Reuters

Comentários

Este QR-Code permite acessar o artigo pelo celular. QR Code for Ordem de capitão para comandante de navio vira camiseta na Itália

Deixe o seu comentário