Os pastores feiticeiros e seu evangelho pagão

Pastores da Igreja Universal do Reino de Deus inovam. Pela TV, em Brasília, prometem bom desempenho em concursos públicos. O fiel só precisa levar caneta ou comprovante de inscrição ao templo para ser ungido. O discurso? “Se Deus te iluminar, te der a direção, nada dá errado” [Sonia Racy, no Estadão]

Ed René Kivitz

O pior dessa notícia é que tem uma lógica danada. Literalmente, a lógica é danada. É dos quintos dos infernos. Mas faz todo o sentido dentro da cosmovisão religiosa popularmente identificada como cristã, isto é, da subcultura sociologicamente definida como segmento religioso que se pretende cristão. Senão, observe.

  • Para quem crê em um Deus intervencionista, que se mete no cotidiano da vida humana vindo de fora (de outro mundo, da sala do trono, ou sei lá de onde), qual é o problema de pedir a Deus que favoreça um dos seus filhos em um concurso público?
  • Para quem acredita em unção como ritual litúrgico, e sai por aí passando óleo e azeite em portas e janelas, carros, pessoas, animais de estimação, propriedades, galpões empresariais e escritórios, e outras coisas mais, qual é o problema de ungir ritualisticamente uma caneta ou uma ficha de inscrição para um concurso público?
  • Para quem acredita que Deus revela segredos aos seus filhos, fala pela boca dos profetas e dá palpite na vida dos outros, qual é o problema em pedir uma iluminação ou uma direção, tipo informação privilegiada, como ajuda para o êxito num concurso público?
  • Para quem acredita que o templo é a Casa do Senhor, e que os pastores, bispos, apóstolos e patriarcas são Servos do Senhor, pessoas especiais, com uma unção especial de Deus, qual é o problema de participar dessa unção ritualística no Templo Sede Internacional e receber a bênção do homem de Deus antes de atravessar o desafio de um concurso público?
  • Para quem faz promessas de subir escadas de joelhos, realiza peregrinações carregando cruz nas costas, amarra fitinhas de santos no pulso, pendura no pescoço colares benzidos nos terreiros, carrega santinhos na carteira, ou participa de correntes da fé em busca de bençãos materiais e soluções para problemas circunstanciais, qual é o problema de ungir a caneta ou a inscrição para o concurso público?

Em síntese, apesar de grotesca e de causar espanto, respeitada a lógica religiosa popular cristã, não há nada de errado nessa prática noticiada pela Agência Estado. O desafio é responder se essa lógica expressa de fato o Evangelho de Jesus Cristo.

fonte: Blog do Ed René Kivitz

Comentários

Este QR-Code permite acessar o artigo pelo celular. QR Code for Os pastores feiticeiros e seu evangelho pagão

8 Comentários

  1. Raine Hilke disse:

    Tem mais coisa vindo aí, eles sempre se superam. A Biblia diz que o diabo engana e é o pai da mentira, assim ele sempre cria mais uma.

  2. Vinicius Morais disse:

    Um deus que tira a vaga de um ateu que passou meses se preparando para o concurso e para o cargo e a dá para um “cristão” de caneta ungida não passa de um diabo.

    Vinicius Morais
    http://refletindoagraca.blogspot.com/

  3. Jean Correa disse:

    Eu fiquei muito impressionado com uma das campanhas novas da IURD, em que as pessoas receberão um banho especial composto com água de sete mananciais em Israel que presenciaram milagres, como o rio Jordão, o tanque de Siloé, etc. É até difícil de acreditar que essas práticas sejam tão comuns numa “igreja”. Eles ainda conseguem me surpreender.

    Jean Corrêa
    http://prosadecrente.blogspot.com

  4. Azrael disse:

    Eis uma lógica, meio burra, meio santa, meio minha: DEUS É SOBERANO, e não importa o quão santo alguém seja, ou sofrimento tenha experimentado, NINGUÉM, o tem sob uma coleira. E pra irritação nossa: “Seus pensamentos não são os nossos pensamentos”. E isto me traz paz e fé!

  5. Alexsander disse:

    E eu que às vezes me digno a acreditar, que alguma coisa boa pode aparecer por estas bandas daqui!!!
    V. T. N. C.!!!
    Bando de pilantras sem terno e com gravata!
    Bandidos!
    DESgraçados!
    Sacramentalismo idiota destes taís – se falam por convicção, são de fato burros; se falam por esperteza, pensam eles que os burros somos nós! Será que somos??? 

  6. DIOGO HENRIQUE de SÁ disse:

    “Errais por não conhecer as Escrituras nem o poder de Deus.” 1º Deus não dará vaga a ninguém por se fazer prova com caneta ungida. Não existe esse tipo de caneta, untar uma caneta e orar em favor dela em nome de Jesus não faz dela um artefato sagrado. 2º Existe sim um Deus que intervem na História, esse é o verdadeiro evangelho de Jesus Cristo. 3º O que vc está presumindo enquanto relacionista não é evangelho nenhum, é heresia, a Bíblia não confirma suas teorias baseadas em doutrinas humanas e do demônio, uma vez que tem base nas suas concepções de deus, e não naquilo que Ele revela sobre ele. 4º Realmente não existe problema nenhum em pedir ajuda divina para se passar em um concurso público, isso é participar Deus dos nossos cuidados (1ª Pedro 5:7), agora se ele irá atender nossa necessidade, não é problema nosso. Se preparar para o concurso é o dever daquele que deseja ser aprovado no concurso, Deus é totalmente justo e irá segundo a sua equidade responder ou não a oração. Não seja um incrédulo mas, pelo contrario, seja um crente!
    O que a universal estimula é a ganancia e a idolatria, Deus não tem parte com isso.
    Diogo Henrique de Sá

  7. Nayade Pontes disse:

    Como a palavra de Deus diz : – “A sua misericórdia dura para sempre . e Sua íra Também ” 
    Deus tem misericórdia da sua vida . ee te perdoe , porqee voocê é pecador e não sabe o que esta fazendo. Maiis Deus sabe. 

  8. José Ribeiro disse:

    “Amados, não deis crédito a qualquer espírito: antes, provai os espíritos se procedem de Deus, porque muitos falsos profetas têm saído pelo mundo fora”. (I João 4:1)

    “Acautelai-vos, porem, dos falsos profeta, que vêem até vós vestidos como ovelhas, mas interiormente são lobos devoradores”. (Mat. 7:15)

    “E surgirão muitos falsos profetas, e enganarão a muitos,” (Mat.24:11).

    “e faz grandes sinais, de maneira que até fogo faz descer do céu á terra, a vista dos homens.” (Apoc. 13:13).

    “E da boca do dragão, e da boca da besta, e da boca do falso profeta vi sair três espíritos imundos, semelhantes a rãs. Porque são espíritos de demônios, que fazem prodígios; os quais vão ao encontro dos reis de todo o mundo, para os congregar para a batalha, naquele grande dia do Deus Todo-poderoso.” (Ap.16:13-14).

    “Porque surgirão falsos cristos e falsos profetas, e farão tão grandes sinais e prodígios que, se possível fora, enganariam até os escolhidos, (At.24:24)”.

    A esse cuja vinda é segundo a eficácia de satanás, com todo o poder e sinais e prodígios de mentira e com todo o engano da injustiça para os que perecem, porque não receberam o amor da verdade para se salvarem. E, por isso, Deus lhes enviará a operação do erro, para que creiam a mentira, para que sejam julgados todos os que não creram a verdade; antes, tiveram prazer na iniquidade. (II Tes. 2:9-12)

    “Por seus frutos os conhecereis. Porventura se colhem uvas dos espinheiros ou figos dos abrolhos? (Mat. 7:16)

Deixe o seu comentário