Inspirado no Brasil, diretor da Wikipédia cria rede social

Rafael Maia, no Terra

Kul Wadhwa diz que o mundo necessita de pessoas que consigam tomar conta do próprio futuro

O diretor-geral da Wikimedia Foundation, Kul Wadhwa, está disposto a transformar o planeta em um local melhor para viver. Inspirado na “forte interação dos brasileiros em rede sociais”, nas palavras dele, como no Facebook e no Twitter, Kul criou o Ayoudo.com, que já está no ar, mas somente em inglês. O anúncio da nova rede social aconteceu na tarde desta quinta-feira, na Campus Party Brasil.

Agora, além do “Curtir”, do Facebook, e do “Compartilhar”, do Twitter, o usuário poderá apertar o botão Do, que, quando for traduzido para o português, deverá se chamar “Aja”. O objetivo, no entanto, está além do compartilhamento de conteúdo. “Ayoudo” é uma palavra criada para se assemelhar à “ajuda”, não por acaso. Por meio do perfil criado na rede social, o usuário poderá pedir ajuda – literalmente – para as outras pessoas.

Por exemplo, alguém poderá escrever: “eu sou João e trabalho com reforma de casas há 10 anos. Se você precisa arrumar a sua casa, eu posso ajudar”. Não existe um contrato de negócios. Existe um contrato de comprometimento que valoriza a confiança e a boa vontade dos seres humanos. “Vocês precisam sair do hábito de serem somente consumidores na web e passarem a ser também produtores. O mundo necessita de pessoas que consigam tomar conta do próprio futuro”, declarou.

A inspiração no Brasil de que fala Kul não é “papo para vender um produto”. Ele é casado com uma curitibana e visita regularmente o País, onde, de acordo com o que ele mesmo falou ao Terra na edição anterior da Campus, aprendeu a falar algumas palavras em português, conhece o funcionamento político brasileiro e se tornou fã da caipirinha.

Brasil precisa tomar conta da Wikipédia
Segundo Kul, a média de brasileiros que atualizam ativamente a Wikipédia é menor que em outras partes do planeta, considerando a população total com acesso à internet. Embora ele afirme ter ficado preocupado com o dado, uma solução está a caminho no sentido de centralizar a ação brasileira e fortalecer os laços com o País.

“O Brasil precisa tomar conta da Wikipédia em português”, disse. Para isso, conforme Kul contou com exclusividade para o Terra na quarta-feira, o País receberá um escritório da Wikimedia Foundation ainda em 2012. A cidade escolhida será, provavelmente, São Paulo.

Comentários

Este QR-Code permite acessar o artigo pelo celular. QR Code for Inspirado no Brasil, diretor da Wikipédia cria rede social

1 Comentário

  1. Se fornecer piadas de novos meme’s – e piadas afins – fosse o objetivo final do Wikipedia, aí sim o Brasil “tomaria conta” do Wikipedia. Tomara que com esse projeto do escritório em Sampa os conteúdos aumentem.

    *Pesquise qualquer coisa no Wikipedia dos States e compare o conteúdo com a extensão brasileira.

Deixe o seu comentário