PUC-RJ oferecerá “Curso de Beatles”

Publicado originalmente no Pop

Uma noite por semana, de abril a junho, os professores da Pontifícia Universidade Católica terão uma sala de aula equipada para apresentar slides, música e vídeos para uma turma de beatlemaníacos.

No curso, intitulado “Beatles: História, Arte e Legado”, os alunos debaterão a trajetória e obra de Lennon, McCartney, George Harrison e Ringo Starr. São 30 vagas, que serão preenchidas pelas primeiras 30 pessoas que pagarem R$ 1860, parcelado em até quatro vezes.

Foi a história de uma canadense mestre no curso de Beatles na Universidade de Liverpool que deu a Eduardo Brocchi há três anos a ideia de fazer uma versão brasileira e, desde então, ele recruta outros mestres beatlemaníacos para repassar seu conhecimento. Brocchi é coordenador do curso, além de professor de engenharia de materiais na universidade.

O corpo docente é representado por, além de Brocchi, outro engenheiro metalúrgico, um dentista e professores de letras e publicidade da universidade. A grade do curso foi montada pelo próprio Eduardo, que dispensou testes e provas finais.

Todo o material do curso vem do acervo pessoal dos próprios professores e as aulas são uma tentativa de compartilhar conhecimentos e histórias dos Beatles com quem quiser (e puder, financeiramente falando). O coordenador do curso, por exemplo, junta artigos do quarteto desde 1962, tendo, além de todos os LPs, o que chamou de uma “Beatleteca”. E o ano ajuda: 2012 é o aniversário de 50 anos do lançamento do primeiro disco oficial.

Eduardo Brocchi compara o curso a uma espécie de sarau, dizendo que cada um dos professores convidados entende sobre uma etapa diferente da vida dos Beatles. Sua única frustração foi o valor da mensalidade, que não esperava que ficasse tão alto – o que já fez alguns alunos desistirem do curso.

Comentários

Este QR-Code permite acessar o artigo pelo celular. QR Code for PUC-RJ oferecerá “Curso de Beatles”

Deixe o seu comentário