Que seja eterno enquanto dure

Sérgio Pavarini, no blog da Agência Virta

Sou blogueiro há quase 6 anos. Mesmo com alguns prêmios e um bom número de cliques nos 10 blogs que minha equipe gerencia, raramente recebemos releases. Blogs não dão resultado ou as assessorias de imprensa ainda não despertaram para as possibilidades da blogosfera? #dúvida

Segundo pesquisa da com Score Media Metrix, 85% dos internautas brasileiros acessam blogs regularmente, um índice 10 pontos superior à média da América Latina. Se lembrarmos que a circulação de parte dos jornais e revistas é declinante, parece-me que a relação assessoria + blogs é promissora.

Algumas dicas para assessorias que desejam transformar o flerte em romance:

1- Tesoura afiada para um bom recorte
Abordar temas correlatos ao produto que se pretende divulgar não é suficiente. O blog é regularmente atualizado? Tem email ou formulário de contato? Tem uma linha editorial definida? Seu produto será beneficiado com a associação de marcas? A triagem correta evita perda de tempo de todos os envolvidos.

2- Pré-contato
Para evitar que mensagens sejam armazenadas na lixeira, é interessante um contato inicial para verificar a receptividade do blogueiro. Elimine do mailing quem não tiver interesse e também aqueles que não responderem à mensagem. Se não são organizados para trocar informação, tampouco saberão o que fazer com seu release.

3- Fita métrica
O índice de acesso a redes sociais no Brasil é ainda maior que a frequência em blogs. Qual o nível de interação dos leitores do blog nas redes sociais? Quantos seguidores o blog (ou o blogueiro) têm no Twitter? A voz dele(s) repercute? A fan page no Facebook tem muitos fãs?

4- Delícia, delícia
O que você tem a oferecer para os blogueiros além do “prazer” de publicar o release de seu produto ma-ra-vi-lho-so? Blogs dependem de promoções para atrair novos visitantes e brindes são sempre benvindos. A generosidade é sempre uma via de mão dupla.

Certamente há outros princípios, mas esses quatro já vão lhe proporcionar uma boa “primeira impressão”. Atente aos detalhes e sucesso na relação. Afinal, só a Lady Gaga tem sucesso com “Bad romance”.

 * Sérgio Pavarini é jornalista, blogueiro e marqueteiro digital. Viciado em redes sociais, recentemente atingiu a marca de 100 mil seguidores em seu perfil pessoal no twitter, ainda não descobriu se trabalha se divertindo ou se é o contrário.”

Comentários

Este QR-Code permite acessar o artigo pelo celular. QR Code for Que seja eterno enquanto dure

Deixe o seu comentário