Pensar em sexo pode deixar a pessoa mais inteligente, afirma pesquisa

Homens pensam mais em sexo do que em comer, confirma pesquisa  Stock Photos  /

Flávia Junqueira, no Extra

Pensar em sexo poderia deixar a pessoa mais inteligente. Pelo menos é o que sugere uma pesquisa realizada na Universidade de Amsterdã, na Holanda. Mas antes que você comece a acreditar que aquele seu colega de trabalho é um gênio, os pesquisadores explicam que ter ideias mais safadinhas não aumentaria o QI de ninguém, mas estimularia áreas do cérebro que deixam nossa percepção mais aguçada, favorecendo o raciocínio.

Para chegar a essa conclusão, os pesquisadores, primeiramente, fizeram parte dos voluntários, homens e mulheres, pensar em sexo. Depois, colocaram todos os participantes para resolver problemas de lógica e matemática. O desempenho dos que estavam com ideias eróticas na cabeça foi melhor.

Segundo os cientistas, quando pensamos em sexo, nosso cérebro ativa uma área “projetada” pela evolução para ajudar a gente a se reproduzir. Nesse momento, começamos a prestar mais atenção nas outras pessoas, a achá-las especialmente atraentes, a tentar identificar sinais de interesse sexual quando flertamos com alguém.

Essas alterações no cérebro, que acontecem naturalmente para favorecer a reprodução, intensificam a nossa atenção e o nosso foco nos detalhes, o que deixa a percepção mais afiada e acaba favorecendo também o raciocínio, explica o estudo.

Para a psiquiatra Carmita Abdo, coordenadora do Programa de Estudos em Sexualidade (ProSex) do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, pensar em sexo pode deixar as pessoas mais atentas e, portanto, utilizando mais amplamente suas capacidades:

— Isso não significa que ficam mais inteligentes, mas que otimizam o que já têm de inteligência, estimuladas pelo interesse sexual.

A sexóloga Carla Cecarello, presidente da Associação Brasileira de Sexualidade, também acredita que ter uma vida sexual satisfatória melhora o raciocínio:

— Eu não diria que a pessoa fica mais inteligente, mas quem tem uma vida sexual satisfatória, quem se sente bem com a sua performance sexual é uma pessoa com a autoestima mais elevada, com um humor melhor, mais sorridente, o que ajuda a raciocinar melhor. Os pensamentos fluem melhor, com mais espontaneidade.

Comentários

Este QR-Code permite acessar o artigo pelo celular. QR Code for Pensar em sexo pode deixar a pessoa mais inteligente, afirma pesquisa

1 Comentário

  1. Isso explicaria a sabedoria de Salomão e seu harém…..

Deixe o seu comentário