Homofobia tende a ser maior entre pessoas que têm atração pelo mesmo sexo, diz estudo

Estudo defende que atração homossexual reprimida pode se manifestar pelo ódio
Estudo defende que atração homossexual reprimida pode se manifestar pelo ódio

Publicado originalmente no UOL

Um estudo realizado pelas universidades de Rochester, Essex e Califórnia, nos Estados Unidos, revela que as pessoas homofóbicas sentem atração por pessoas do mesmo sexo. O comportamento agressivo em relação aos homossexuais seria uma forma de reprimir o desejo sentido que, por uma série de motivos, o indivíduo considera errado (a criação recebida dos pais, por exemplo).

Publicada no mês de abril no “Journal of Personality and Social Psychology“, a pesquisa foi composta por quatro experimentos distintos, cada  um envolvendo em média 160 estudantes universitários, entre alemães e norte-americanos. Com o intuito de explorar a atração sexual explícita e implícita dos participantes, os pesquisadores mediram as discrepâncias entre o que as pessoas diziam sobre sua orientação sexual e como eles reagiam durante uma tarefa.

Para o primeiro experimento, palavras e imagens eram mostradas aos participantes na tela de um computador e, então, era pedido para que as classificassem como “gay” ou “hétero”. Para a segunda parte, os estudantes foram incentivados a buscar fotos de pessoas do mesmo sexo ou do sexo oposto. Ambos os testes foram realizados para entender a atração sexual implícita.

Nos dois testes finais, os pesquisadores buscaram saber qual o tipo de criação familiar dos estudantes e suas opiniões políticas e crenças. Para medir o nível de homofobia na própria casa, os participantes responderam questões como: “Seria perturbador para minha mãe descobrir que ela estava sozinha com uma lésbica” ou “Meu pai evita homens gays sempre que possível”.

Segundo a pesquisa, os resultados fornecem novas evidências para apoiar a teoria psicanalítica de que a ansiedade, medo e aversão por pessoas homossexuais pode ser uma reação de quem se identifica com o grupo, mas não aceita isso. Segundo o estudo, são pessoas que, com medo do julgamento alheio, reprimem e negam seus instintos e desejos.

Testes anteriores

Em coluna que assina no jornal Folha de S. Paulo, o psicanalista Contardo Calligaris conta como foi realizada uma pesquisa com o o mesmo intuito (de compreender a homofobia) e com resultados semelhantes:

A Universidade da Georgia selecionou 64 homens que se apresentavam como sendo exclusivamente heterossexuais. Todos foram entrevistados e classificados em um índice de homofobia, de 0 a 100. Com isso, foram compostos dois grupos: os não homofóbicos (de 0 a 50) e os homofóbicos (de 50 a 100).

Os participantes usaram um aparelho que mede qualquer sinal de ereção. Exposto a vídeos pornográficos entre adultos heterossexuais e homossexuais masculinos e femininos, o grupo classificado como homofóbico teve tumescência e ereção significativas diante dos vídeos de sexo entre homossexuais masculinos (leia a íntegra da coluna aqui – para assinantes).

Comentários

Este QR-Code permite acessar o artigo pelo celular. QR Code for Homofobia tende a ser maior entre pessoas que têm atração pelo mesmo sexo, diz estudo

11 Comentários

  1. Mineiro disse:

    Quanta palhaçada para forçar a barra, quantos cientistas perdidos em baboseiras sem limites. Então vamos pela lógica do estudo: os piores homofóbicos são os próprios homossexuais assumidos, já que são eles os que mais sentem (e não controlam) atração por pessoas do mesmo sexo. Haja paciência…..

    • Andrade disse:

      as respostas acima só mostram o quanto são idiotas

      não quer dizer que toda pessoa homofóbica,racista entre outra é o que quer ser contra quer dizer que muitos utilizam do ódio contra o outro o que não gostam em si pelo fato de não ter se aceitado ! o que não entendo na verdade qual o problema de uma pessoa gostar do mesmo sexo no que isso afeta sua vida ! se vc é Hétero não deveria ficar contente por ter mais mulheres sobrando para vocês ? eu acho que cada um vive a vida que quer e cada um deve cuidar da sua vida você não é deus por tanto é igual a todo  mundo então creio eu que você não tem direito de julgar ou descriminar

  2. Lozanobetty disse:

    Esta inviestigación solo prueba un descubrimiento que ya había hecho el psicoanálisis hace mucho tiempo.  La homofobia es una forma de esconder la homosexualidad reprimida.

  3. Cesar disse:

    é verdade mesmo, a minha mãe tem ratofobia e um estudo feito por ratos provou que na verdade ela é um rato enrustido… a maior vontade dela é ser um rato… rsss…

    como que pode os homossexuais terem tamto poder nos governos e usar para criar as novas verdades universais e o pior é que tem gente que acredita…

  4. Raptor disse:

    Isso quer dizer então que racistas na verdade são negros e não querem assumir sua condição, ou anti-semitas devem ser provavelmente judeus, mas também nao admitem…

    Interessante…

  5. Aninha disse:

    A psicologia sempre foi Lixo e sempre será, pois não é uma ciência, porém, sim, um ramo do “ACHISMO”. A psiquiatria, sim, é uma ciência!
    Os homossexuais não podem ser consideradas pessoas normais, pois a intenção da natureza é bastante clara, no que se refere a perpetuação da Raça Humana. Os homossexuais focam as suas existência apenas ao prazer sexual. Assim, o prazer sexual pode ser conseguido entre homem e mulher, não havendo explicações convincentes para justificar “lamber bife” ou ” fazer boquete” entre pessoas do mesmo gênero.
    Não obstante, as pessoas tem o direito de escolher o que fazer com o próprio corpo ou reputação, pois a consciência, de fato, é o que realmente importa.
    Finalmente, fica registrado que a raça humana irá desaparecer se campanhas falaciosas, em favor de homossexuais, continuem sendo divulgadas.
    A maioria das pessoas – no planeta terra – não são homossexuais!!! A maioria das pessoas são normais!!!!

    • Kity disse:

      Não sou gay,nem simpatizante,mas não acho que a humanidade irá acabar por conta deles.A tolerância,como a que Jesus nos ensinou sempre,é o caminho para a paz.Ele nunca falou o que era ou não normal,disse que eramos todos irmãos.

  6. Tio Joe disse:

    Pesquisa tendenciosa feia para que os de mente fraca não contrariem as vontades de comunidades gays por medo de serem chamados de… gays.

    Que patético, usam o termo que os define para denegrir outras pessoas.

  7. Leo disse:

    Tem gente que fala demais, se foi feito um estudo tem sim um embasamento cientifico! E outra coisa, tem gente que não sabe como é isso e pressupõe alguma coisa, se a pessoa segue algo sobre os mandamentos da biblia porque não obedecer a parte do não julgar…Existe muitas coisas sobre a vida humana q é uma incognita, e não cabe a nenhum de vcs descobrirem pois são ignorantes demais, existem diferentes tipos de fobia q são problemas psicológicos diferente da homofobia!
     

  8. Jati Mello Rego disse:

    Os próprios homossexuais são os mais preconceituosos… Se você aceita a ideia deles, beleza, você é 10, se você não aceita ainda que não discrimine, só o fato de não aceitar já te transforma num monstro homofobico. Direitos e deveres andam de mãos dadas, quem tem boca que não mande assoprar. Chega dessa merda de tentar empurrar goela abaixo a bandeira glbt. Não é todo mundo que acha legal ser homossexual srs e sras glbts, aprendam a conviver com isso, o preconceito sofrido por um homo dói, fere e mata tanto quanto o sofrido por um negro, um judeu, um nordestino, um determinado torcedor de um time envergonhado por nunca ter ganhado uma Libertadores frente a outros torcedores de outros times, preconceito está ai, não conhece limites, pick your poison. Informações, estudos, midia é manipulavel e tendenciosa, estudos serios persistem e trazem a verdade e contribuem para a evolução humana. A propósito, eu devo ser um jiló, porque eu realmente odeio jiló!

  9. Sergiolibanori disse:

    Seres humanos expressam sua personalidade e seus hábitos de diversas formas. Querer padronizar comportamentos é demonstração de ignorância. Devemos amar e respeitar aqueles que são diferentes de nós.

Deixe o seu comentário