Ser feliz faz mal para você

Thiago Perin, da Super Interessante.

Um estudo americano, publicado no Washington Post, que fala sobre os efeitos-colaterais da felicidade, concluiu que as pessoas felizes vivem menos. Compilados várias pesquisas, concluiu-se que a felicidade tem seus “efeitos colaterais”:

Pra começar, os felizes realmente morrem mais cedo — isso porque são mais propensos a cair em comportamentos de risco, como beber demais, comer demais, usar drogas demais e preocupar-se menos com os perigos que tudo isso representa.

O raciocínio também é afetado pela felicidade: o pensamento das pessoas felizes é menos sistemático, e elas são menos atentas aos detalhes — por isso, tendem a fazer julgamentos mais rápidos, e potencialmente errados.

Os alegress também são mais fáceis de enganar — em 2 estudos, voluntários mal-humorados detectaram mentiras mais facilmente do que os bem-humorados.

A felicidade mexe com o bolso, também. Noutro estudo, voluntários que se tinham declarado muito satisfeitos com a vida numa primeira entrevista tinham, 20 anos depois, salários menores (cerca de 3.500 dólares – mais de 2.650€- anuais a menos) do que os participantes apenas satisfeitos. Porquê? Muitos deles tinham parado de estudar antes.

Ah, outra coisa que pode influenciar a trajetória profissional: as pessoas muito felizes tendem a ser menos criativas. O estudo também concluiu que a alegria também deixa as pessoas mais egoístas (tendo que dividir bilhetes de loteria entre eles mesmos e colegas de estudo, voluntários pegavam mais para si próprios do que as pessoas tristes) e menos eloquentes (os argumentos dos felizes são mais fracos).

Então, o quão feliz precisa estar para ser feliz o suficiente? Na sequência do trabalho, os cientistas irão explorar a noção de que, alcançar um bom equilíbrio seria experimentando três emoções positivas, como alegria, compaixão, gratidão, ou esperança; para cada um negativo (nojo, vergonha, medo, culpa e tristeza).

Comentários

Este QR-Code permite acessar o artigo pelo celular. QR Code for Ser feliz faz mal para você

Deixe o seu comentário