O poder da música: documentário mostra efeito iluminador em pacientes com demência

Nando Pereira, no Dharmalog.

Muita gente na Internet está virando fã de Henry, o personagem principal do trailer do documentário “Alive Inside“, do diretor Michael Rossato-Bennett, que mostra os poderosos efeitos da música em pacientes idosos que sofrem de demência, perda de memória e Alzheimer.

O filme tem estréia mundial programada para o dia 18 de abril, em Nova York, teve uma primeira divulgação inesperada no site Reddit, onde tem (até a data e hora deste post) mais de 2.600 votos e 1.000 comentários, inclusive um do próprio diretor, e ganhou o Facebook.

Com a participação do neurologista e autor Dr Oliver Sacks (“Alucinações Musicais”, “Um Antropólogo em Marte” e “O Homem Que Confundiu Sua Esposa Com Um Chapéu”) e do geriatra Dr Bill Thomas, o documentário mostra como a música traz memória, identidade e vida para pessoas que estavam no caminho da depressão e do esquecimento.

As cenas do trailer que mostram Henry são impressionantes e mostram como acontece essa mudança, como memórias são recuperadas instantaneamente e como a pessoa recupera seu vigor e entusiasmo pela vida.

“Nenhum projeto que já trabalhei me transformou tanto quanto este. Tenho a esperança que este filme acorde os corações das pessoas e torne possível a vinda da música para as casas de repouso e asilos, à pessoas que nem sabem o quanto precisam das bençãos da música”, diz o diretor Michael Rossato-Bennett.

Abaixo, o trailer (em inglês) do documentário:

Comentários

Este QR-Code permite acessar o artigo pelo celular. QR Code for O poder da música: documentário mostra efeito iluminador em pacientes com demência

1 Comentário

  1. Existe na UFMG uma disciplina no curso de Terapia Ocupacional chamada Musicoterapia, lembro que um conhecido que fazia este curso havia me dito. A música ela é um dos canais mais bacanas para você adquirir consciência, mas não deve ser a única ; ), no caso os idosos precisam também de contato com outras pessoas.

Deixe o seu comentário