Quanto menos desenvolvido é o país mais se acredita em Deus

Publicado por Hype Science

Um recente levantamento mostrou qual a parcela de crentes em Deus e ateístas temos pelo mundo. Apesar dos dados terem sido coletados em épocas diferentes (entre 1991 e 2008) nós utilizamos nossas parcas habilidades em Excel para agrupar tudo e gerar outros números.

Utilizando a lista de países por Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) nós agrupamos os cinco que são mais desenvolvidos, os cinco menos desenvolvidos e traçamos médias simples dos níveis de crença em Deus ou de ateísmo.

A média daqueles que estão certos da existência de Deus nos países mais desenvolvidos (28%) é quase a metade que dos menos desenvolvidos (53%). Curiosamente a tendência de ateísmo é inversamente proporcional à que vimos acima com os mais desenvolvidos (15%) mostrando cerca do dobro de ateístas do que os menos desenvolvidos (7%).

Fica claro que quanto maior é o desenvolvimento humano em um país, menor é a tendência de se creditar na existência de Deus.

Os EUA são a zebra da lista, pois mesmo sendo o quarto país com maior IDH do mundo tem uma proporção altíssima de crentes — seis a cada dez — para ateístas que são apenas 3%.

Vale ressaltar que toda a lista mostra países com uma média alta de desenvolvimento humano. Os menos desenvolvidos da lista são Filipinas, Rússia e Chile. O Chile é o 44º da lista do IDH (considerado muito alto), e a Rússia no 66º (considerado alto). As Filipinas estão em 112º e são consideradas de médio desenvolvimento humano.

Comentários

Este QR-Code permite acessar o artigo pelo celular. QR Code for Quanto menos desenvolvido é o país mais se acredita em Deus

3 Comentários

  1. Rubem disse:

    Isso só revela mais sobre a natureza humana, que se esquece de Deus e da vida espiritual, quando já não precisa pedir…

  2. Ardov disse:

    Essa pesquisa é furada porque não tem nada haver se se crer ou não em Deus com o desenvolvimento   humano de uma sociedade e sim como se crer em Deus, ou seja a doutrina. Por exemplo, países católicos geralmente são pobres e estagnados enquanto os reformados são prósperos e ricos, Rui Barbosa já dizia isso no século 19!!! Só porque é Science é?? haha. 

  3. Striker disse:

    Na verdade o ateísmo é uma tendência. Assim como a evolução em todos os aspectos também é.
    É só olhar para a história. Antigamente as pessoas atribuiam tudo a vontade de Deus ( ou dos Deuses). Depois que se tentou entender o mundo de forma racional os padrões de vida evoluiram drasticamente.
    Religião tem a ver sim com desenvolvimento.

Deixe o seu comentário