Instaladas em terraços, estátuas “suicidas” chamam atenção em SP

Homens de ferro do artista britânico Gormley estão espalhadas nos topos de prédios do centro da cidade Leia mais

Publicado originalmente na Folha.com

Ao deixar anteontem a empresa onde trabalha, o estagiário Cláudio Soares, 30, ficou curioso com as quase 40 pessoas olhando e apontando para o alto de um prédio na região do viaduto do Chá, no centro de São Paulo.

“Parecia uma pessoa prestes a se jogar. Alguns baderneiros até gritavam ‘pula, pula’. Mas depois viram que era só uma estátua”, relatou.

O que chamou a atenção dos pedestres foi uma obra da primeira grande exposição individual do escultor britânico Antony Gormley, 61, no país. Ele é conhecido por usar o próprio corpo como molde para suas esculturas.

A verossimilhança é tamanha que funcionários do CCBB (Centro Cultural Banco do Brasil) dizem que até o Corpo de Bombeiros foi acionado, na última segunda.

Quando foram instaladas em Londres, em 2007, e em Nova York, em 2010, as obras de ferro fundido e fibra de vidro da instalação “Event Horizon” (horizonte de eventos) também geraram confusão.

Ao todo, serão instaladas 31 esculturas. Gormley terá duas exposições na cidade nos próximos dias, agendadas para coincidir com a SP-Arte, feira internacional de galerias aberta ontem.

A maior das mostras, “Corpos Presentes – Still Being”, acontece no CCBB a partir do próximo sábado (12). Veja + fotos aqui.

Homens de ferro do artista britânico Gormley estão espalhadas nos topos de prédios do centro da cidade Leia mais

fotos: Danilo Verpa/Folhapress

Comentários

Este QR-Code permite acessar o artigo pelo celular. QR Code for Instaladas em terraços, estátuas “suicidas” chamam atenção em SP

Deixe o seu comentário