Padre espanhol convida grafiteiros para modernizar o teto de sua paróquia

Work in progress: Rector Ramon Mor (pictured) drafted in 'beatific Banksy' Rudi and his friend House to spray-paint his church with Romanesque murals after spotting their work online

Lee Moran, no Daily News [tradução: Agência Pavanews]

O padre de uma igreja espanhola está tentando atrair os jovens da cidade com uma decoração inovadora no teto de sua igreja.

Ramon Mor chamou o artista “Rudi” e seu amigo madrileno, conhecido por “House”, para decorar a igreja com murais mais modernos após ter visto seu trabalho online.

O templo da congregação de Santa Eulália de Provençana, em Barcelona, Espanha, possui agora uma abóbada diferente das tradicionais.

Art: Mor, at the helm of Santa Eulàlia church in Barcelona's L'Hospitalet neighbourhood for less than a year, admitted he risked the wrath of his faithful with the move

Construída em 1957, Santa Eulália tinha, segundo Mor, uma decoração que lhe parecia “solene”, mas austera. O padre Mor esta à frente da igreja há menos de um ano e, decidido a criar algo diferente, admitiu ter arriscado receber críticas de seus fiéis com a iniciativa. Ele contratou os serviços dos grafiteiros para alegrar o interior do santuário e o resultado encantou tanto o sacerdote como a comunidade do bairro operário que a Igreja serve.

Street art: Rudi brought urban graffiti into the church with his Romanesque murals

Rudi e House afirmam que tiveram o cuidado de estudar cuidadosamente o estilo românico catalão. “Precisávamos analisar as expressões, os olhares. Basta uma linha para passar de um estilo para outro”, explicou Rudi. Porém, ele explica que a obra não pode ser confundida com o grafite dos muros das grandes cidades. “O grafite é um estilo e isto é um mural feito com aerossóis e não tem nada de grafite… Todo o mural foi feito com aerossóis, além de um pouco de tinta preta para dar-lhe um toque do estilo”, encerrou.

Creative: Rudi said he was perplexed when offered the job, but had no hesitation in accepting

O padre explica como foi o processo. Após contatar os artistas, eles enviaram esboços, a proposta foi aceita e o trabalho avançou. Os artistas não cobraram pela pintura.

“Rudi me presenteou com alguns desenhos fantásticos. Ele capturou a essência perfeitamente. Não era uma cópia e também tinha uma mensagem real… Se as pessoas não soubessem que o mural foi feito por grafiteiros, pela qualidade do desenho e do acabamento, pelo tamanho do traçado fino e perfeito, ninguém pensaria que foi feito com spray. A igreja, que sempre tentou ser moderna nas formas de expressar sua mensagem cristã, não pode parar de fazer isso. Isso pode atrair muitos jovens”, explica o padre Ramón, enfatizando que o processo todo durou apenas 10 dias.

Head for heights: Rudi and House had to research how to spray-paint Romanesque images before starting the job

Agora, outros colegas do padre Ramon Mor ficaram convencidos e Rudi já recebeu vários contatos de igrejas espanholas para outros trabalhos do gênero.

Brief: The brief was to include pictures of the Virgin Mary, Jesus Christ, the church's patron saint Santa Eulàlia and a family that symbolised the faithful of the working class barrio of L'Hospitalet

Comentários

Este QR-Code permite acessar o artigo pelo celular. QR Code for Padre espanhol convida grafiteiros para modernizar o teto de sua paróquia

Deixe o seu comentário