Ilusão de ótica transforma celebridades em pessoas feias

Beleza de atores de Hollywood é uma questão de ponto de vista: vídeo deforma rosto de famosos sem apelar para Photoshop

Tom Cruise e Liv Tayler são bonitos? Tente olhar para a cruz antes //Crédito: Reprodução

publicado originalmente na Revista Galileu

Muito do universo das celebridades é baseado na beleza impecável delas. Agora, imagina só se, de repente, seus rostos se transformassem instantaneamente em caricaturas bizarras, sem qualquer tipo de efeito de Photoshop. Tudo por causa de uma ilusão de ótica.

É isso que você vai ver no vídeo abaixo. Sean Murphy, pesquisador da Universidade de Queensland, estava em seu laboratório, passando o olho em várias fotos de rostos de pessoas alinhadas em um mesmo nível. De repente, percebeu que, se as fotos fossem passando rapidamente na sua frente, a beirada do seu campo visão deformava as feições das pessoas, de maneira assustadora e ao mesmo tempo engraçada. Exatamente como nos espelhos mágicos dos parques de diversões.

A ilusão nada mais faz do que exagerar traços que já são naturalmente desproporcionais. Se a pessoa é nariguda, seu nariz ficará enorme. A brincadeira pode ser encarada como uma subversão que evidencia a fragilidade por trás da fama, ou então apenas como diversão mesmo. Nada melhor que dar o play pra entender o que está sendo falado: é só focar no sinal entre as fotos e esperar a magia acontecer (quanto mais você se concentrar na cruz, mas bizarra ficam as fotos).

Comentários

Este QR-Code permite acessar o artigo pelo celular. QR Code for Ilusão de ótica transforma celebridades em pessoas feias

Deixe o seu comentário