Dia do Orgulho Geek: porque todos somos nerds

Publicado originalmente no hypescience

Você sabe que dia é hoje? O Dia do Orgulho Geek, ou Dia do Orgulho Nerd (“geek” é o termo em inglês para o “nerd” mais ligado a tecnologia).

E como todo nerd que se preze, a data escolhida para celebrar o direito de ser geek é o dia da première do primeiro filme da série Star Wars, o Episódio IV: Uma Nova Esperança, que ocorreu em 25 de maio de 1977.

Criado na Espanha e comemorado desde 2006, o Dia do Orgulho Nerd se espalhou rapidamente pelo mundo todo por seu apelo francamente atrativo: todos somos nerds.

E não adianta negar. A palavra “nerd” vem muitas vezes acompanhada de certos preconceitos e estereótipos, e por conta disso algumas pessoas se apressam em fugir da definição. Mas, se formos pensar bem, lá no fundo, nem que seja bem no fundão, todos somos um pouco nerds.

Então, em homenagem a todos nós, lançamos a série “Dia do Orgulho Geek”, com artigos temáticos divertidos. Prontos para comemorar?

Existe um geek dentro de todos nós

Geração Y ou Millennials. Ou seja, nós, queridos jovens de 18 a 34 anos. O que a gente mais quer? Fácil de responder: tecnologia, tecnologia, tecnologia. Smartphone, iPhone, iPad, HDTV, GPS, tudo que puder tornar nossa vida mais fácil/melhor.

Com isso estabelecido, volto a perguntar: o que os nerds querem? Pois é. Se “obsessão por tecnologia” for um fator para ser considerado nerd, já era! Ninguém escapa.

Por conta do Dia do Orgulho Geek, a empresa de tecnologia Modis realizou um estudo nos EUA sobre “atitudes nerds”. Dos 1.008 americanos acima de 18 anos que responderam a pesquisa, 17% se identificaram como “geeks”, afirmando serem viciados em tecnologia ou relacionados a ela de alguma forma.

Para tudo! Se dependência de tecnologia for um critério geek, a maioria de nós se qualifica, certo? Quer tenhamos admitido, quer não. Afinal, a mesma pesquisa concluiu que 70% de todos os participantes têm dificuldade em passar um dia inteiro sem um de oito dispositivos, incluindo computador, smartphone e MP3 player.

Você também com certeza já passou um dia inteiro na internet, passa mais tempo “conectado” do que “desconectado”, usa seu celular em momentos inapropriados (como no banheiro ou na mesa de jantar), etc.

Claro que o uso da tecnologia já não é privilégio do reinado absolutamente e verdadeiramente geek. Uma pesquisa do ano passado revelou que nove em cada dez brasileiros têm pelo menos um celular. A ANATEL (Agência Nacional de Telefonia) informou que 97,96% de nós possuem telefone móvel. Aposto que esse ano já existe mais celulares do que pessoas no Brasil.

Somos de longe a geração mais “tecnológica” que já existiu. Julgamos as pessoas por suas tecnologias, temos dificuldade em ficar longe das nossas, etc.

Então, pode ser que nesse mar todo de nerds, alguns verdadeiramente geeks se destaquem. Os nerds autoproclamados, por exemplo, são totalmente conectados, mas adoram mídia antiga.

Segundo a pesquisa da Modis, 71% dos nerds disseram que caneta e papel são os itens que seriam mais difíceis de ficar sem por um dia (contra 60% de “não nerds”). O computador é o segundo item mais valorizado (58% dos geeks acha isso contra 29% do resto dos participantes), em seguida do carro e café ou chá de manhã.

Apesar de tudo isso, a mentalidade “geek” e a mentalidade geral da população estão se tornando bem próximas. Por exemplo, qual seria o evento mais estressante para um geek e para uma pessoa não nerd? Perder a carteira é a resposta de ambos.

Alguns estereótipos permanecem, no entanto. Para os geeks, o próximo evento mais estressante seria a perda de arquivos em seu disco rígido. Para os outros, seria o rompimento de um relacionamento. E quase duas vezes mais nerds (38 versus 20%) ficariam bravos se perdessem seu smartphone, assim como são mais propensos a mexer com aparelhos enquanto dirigem (45 versus 30%).

Ainda assim, vai dizer que não tem um pouquinho disso tudo em você, pessoa que não se considera nerd? Tudo bem. Você não precisa. Nós, os orgulhosamente nerds, vamos comemorar esse dia! Parabéns para nós![LiveScience, Wikipedia, OPopular]

Comentários

Este QR-Code permite acessar o artigo pelo celular. QR Code for Dia do Orgulho Geek: porque todos somos nerds

Deixe o seu comentário