A gaiola da maquiagem

Wagner Brenner, na Revista TPM

Essa gaiola de colocar na cabeça não é um instrumento de tortura. Pelo menos não tinha essa intenção. Trata-se de um Beauty Micrometer, um calibrador de maquiagem, usado em 1934. A verdadeira gaiola das loucas.

O dispositivo foi criado pelo polonês Maksymilian Faktorowicz, mas conhecido como Max Factor (eu não tinha a mínima ideia que Max Factor era uma pessoa, sempre achei que fosse só uma marca, algo como um “fator máximo” de beleza. O cara tem nome de vilão).

Enfim, a gaiola funcionava assim: viu que ela tem vários parafusos? O maquiador profissional apertava os parafusos até eles encostarem na pele da pessoa, e assim ia medindo o rosto inteiro, caçando imperfeições imperceptíveis a serem corrigidas (técnica parecida com a de Cesare Lombroso, aquela racista de uma figa).

Por exemplo, se a pessoa tivesse um narigão, o micrometro já recomendava um tipo de maquiagem específica para disfarçar. Se um lado do rosto fosse diferente do outro, mesma coisa. E assim por diante. O Beauty Micrometer era mais ou menos um scanner analógico.

O velho Max era o maluco preferido pelas estrelas de Hollywood. Quando o cinema foi evoluindo, a maquiagem foi ganhando importância, principalmente por causa dos closes. Max era o cara que fazia a massa corrida salvadora, capaz de resistir às luzes sem rachar etc. Foi ele, inclusive, que inventou o termo “make-up”, já que literalmente fazia rostos impecáveis sobre rostos comuns.

Ironicamente, o pessoal de CG (computer graphics), usa um método conceitualmente parecido com o da gaiola para digitalizar bonecos feitos em argila, só que ao contrário: quanto mais imperfeito, mais realismo (um fenômeno chamado “uncanny valley”).

O cinema filmado plastifica humanos. O cinema da computação humaniza plásticos.
O mundo da beleza tem um momento que o antecede, de bastidores, que é fascinante. Quase que uma penitência por alguns momentos de magia. Mas me engana que eu gosto!

 

Comentários

Este QR-Code permite acessar o artigo pelo celular. QR Code for A gaiola da maquiagem

Deixe o seu comentário