10 imagens que parecem Photoshop, mas não são

Luciana Carvalho, na Exame.com

Nem tudo que se vê é o que parece, mas algumas imagens têm um potencial maior de gerar estranhamento. Com um truque de luz, profundidade e boa dose de habilidade, um fotógrafo consegue criar imagens que parecem ter sido alteradas por programas de edição como o Photoshop.

Esse é o caso de Fabrice Wittner, que usou moldes em estêncil para gravar imagens de pessoas luminosas na Nova Zelândia e no Vietnã, parecendo verdadeiros fantasmas na paisagem. O realismo, o surrealismo ou o exagero de uma obra de arte também são pontos que podem fazer com que as pessoas duvidem, nem que seja por alguns segundos de sua visão. Um exemplo é a exposição de Ron Mueck, que aconteceu em 2010, na Austrália, que trouxe gigantes incrivelmente humanos.

Até mesmo uma interferência no meio ambiente paga por um ricaço pode fazer com que os olhos se sintam enganados até pelo Google Earth. A proeza foi feita por Hamad bin Hamdan Al Nahyan, dono da ilha Al Futaisi – ao sul de Abu Dhabi, que mandou construir um canal com a forma de seu home “HAMAD”, que pode ser visto por satélite. Clique nas imagens para ver essas e outras que aparentam ser editadas, mas não foram.

Obra de arte "In Bed", de Ron Mueck

Essa mulher gigante é uma escultura extremamente realista de Ron Mueck exposta em 2005, na Austrália

Ilha Al Futaisi, com um canal desenhado Hamad

Hamad bin Hamdan Al Nahyan, dono da ilha Al Futaisi, ao sul de Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos, quis deixar sua marca na terra ao mandar fazer um canal no formato de seu primeiro nome. A “homenagem” foi fotografada pelo satélite do Google e pode ser vista nos serviços do Google Maps e Google Earth.

Foto de pescadores no Sri Lanka, da exposição "Steve McCurry – alma revelada"

Muito próxima da pintura e de imagens criadas digitalmente, essa foto foi tirada em 1995 por Steve McCurry. Nela, aparecem pescadores em Weligama, costa sul do Sri Lanka.

Obra de arte de Jim Denevan, em Oregon, Estados Unidos

Obra de arte feita na areia de Canon Beach, no estado de Oregon. O desenho foi criado por Jim Denevan em 2005

Crooked House

A chamada Crooked House (Krzywy Domek, em polonês) é um centro de negócios da cidade de Sopot, na Polônia. Projetado por Szotyńscy And Zaleski e todo cheio de curvas, o edifício foi inspirado em contos de fadas e nos desenhos de Jan Marcin Szancer e Per Dahlberg.

Reflexo de um mural gigante na Califórnia

Apesar de parecerem duas imagens desconexas, o desenho do fazendeiro estampado na poça d’água é um reflexo de um mural gigante instalado em Salinas, Califórnia, em 2005. O artista responsável pelo mural é John Cerney.

Fotografia do Project 12:31

O “fantasma” da foto feita por Frank Schott é um dos frutos do Project 12:31. Esse trabalho foi feito a partir de imagens digitalizadas do corpo de um criminoso condenado à morte, cujo cadáver foi doado para pesquisas médicas e segmentado em mais de mil partes. Com a ajuda de um computador, os responsáveis pelo projeto juntaram os arquivos digitais e captaram a luminosidade das imagens por meio da técnica de fotografia noturna e de longa exposição

"Mohawk", de Clark Little

A foto “Mohawk”, de Clark Little, foi apelidada assim por parecer um penteado moicano. Essa forma acontece quando duas ondas se chocam, criando formas inusitadas

Obra de arte "The Writer", de Giancarlo Neri

A cadeira e a mesa posicionadas no meio do campo não foram coladas por programas de edição. Na verdade, elas são a escultura “The Writer”, feita pelo artista Giancarlo Neri e montada em Roma e Londres, em 2005

Enlightened Souls, de Fabrice Wittner

Por meio de moldes em estêncil, Fabrice Wittner fotografou o trabalho chamado Enlightened Souls (Almas Iluminadas, em inglês), para retratar perdas humanas.

Comentários

Este QR-Code permite acessar o artigo pelo celular. QR Code for 10 imagens que parecem Photoshop, mas não são

Deixe o seu comentário