Risco de engordar é maior entre quem tem amigos gordos

Sai

Publicado originalmente no R7

Adolescentes que têm amigos mais gordinhos do que si mesmos correm mais risco de ganhar peso. Já quem circula entre um grupo de amigos mais magro tende a manter a balança no mesmo número ou, pelo menos, a engordar de forma mais equilibrada e demorada. Este é o resultado de um estudo feito na escola de medicina da Universidade Loyola, nos Estados Unidos, e que acaba de ser divulgado no respeitado jornal científico gringo PLos ONE.

Segundo o doutor David Shoham, um dos coordenadores da pesquisa, a rede social dos estudantes também exerce influência no hábito de praticar esportes regularmente

– Nós não devemos tratar adolescentes isoladamente [quando se trata de obesidade].

O objetivo dos cientistas era determinar por que razão obesidade está relacionada a nossas redes sociais. Amigos influenciam os comportamentos uns dos outros? Ou será que adolescentes gordinhos tendem a sociabilizar mais com seus semelhantes do que com magrinhos (e vice-versa)?

Para descobrir suas dúvidas, os pesquisadores examinaram dados de duas grandes escolas que participaram de um grande estudo sobre saúde na adolescência. Um dos colégios analisado fica numa área rural e a maioria de seus estudantes é branca. Já a segunda escola fica numa área urbana, com uma grande diversidade étnica.

Os mais de 1.700 estudantes participantes tiveram de responder a questões sobre seus pesos, amizades, atividades esportivas e tempo gasto assistindo à televisão.

Os pesquisadores, então, descobriram que parte da razão pela qual a obesidade está relacionada à rede social é o modo como os adolescentes selecionam seus amigos. Mas isso não é tudo.

Quem está com sobrepeso e circula entre pessoas mais magras do que si mesmo tem 40% de chance de chegar ao seu peso ideal e 27% de chance de aumentar seu IMC e, com isso, se tornar obeso.

Já se essa mesma pessoa tiver amigos obesos (com IMC acima de 30), há apenas 15% de chance de, no futuro, emagrecer e 56% de chance de engordar. Com isso, os pesquisadores fazem um alerta para a importância de se criar uma estratégia inicial para prevenir o ganho de peso, mais do que para combater sua principal consequência, ou seja, a obesidade.

imagem: Fotos da hora

Comentários

Este QR-Code permite acessar o artigo pelo celular. QR Code for Risco de engordar é maior entre quem tem amigos gordos

Deixe o seu comentário