Dez motivos ´cabeçudos´ para ver novela

Xico Sá, na Folha de S.Paulo

O macho noveleiro, mesmo com todas as mudanças de comportamento das últimas décadas, ainda é motivo de piada entre os amigos de botequim. Sério. Trata-se de uma figura discriminada.

Ah, fulaninho não chegou ainda porque está vendo a novela. No mínimo, o macho mais empedernido, da linha macho-roots-jurubeba, pode até ver a novela, mas não se assume noveleiro. Uma novela.

Pensando nesta oprimida categoria, cada vez mais minoritária depois de “Avenida Brasil”, traçamos boas desculpas para este ser testosterônico ver a novela numa boa, numa naice.

Os motivos abaixo também servem, independentemente de sexo, para os supostos intelectuais ou “metidos a” que não se rendem aos dramalhões televisivos:

1) Escrita por um grande leitor, o João Emanuel Carneiro, “Avenida Brasil” é a mais literária de nossas novelas de todos os tempos.

2) Tem Balzac, Lima Barreto, Dostoievski, o suburbano coração de Nelson Rodrigues.

3) O conflito Carminha x Nina nada mais é do que a repetição turbinada do livro “O Primo Basílio” (1878), de Eça de Queiroz.

4) Você pode dizer, arrogante: Onde se lê Carminha x Nina, leia-se, no velho Eça, Luisa e Juliana. Uma porrada na pequeno burguesia lusitana do século XIX.

5) Quer um motivo mais pop, sem a solenidade literária? A sede de vingança entre Carminha x Nina lembra Kill Bill. Tá limpo.

6) Agora uma razão sociológica. Assim como Karl Marx disse que tudo que sabia sobre a burguesia era graças a Balzac, você pode usar a desculpa de aprender com a novela tudo sobre a nova classe C brasileira.

7) Você curte futebol e acha o Tufão (Murílio Benício) uma onda.

8) Você não quer ficar por fora no papo das mulheres nos bares ou na firma. Não se fala de outra coisa.

9) Você é de esquerda e acha o José de Abreu o máximo. Boa forma de interagir com ele no twitter.

10) “Avenida Brasil” devolveu à tevê a gostosa à moda antiga, mais cheinha, tipo flor do bairro. Vide Suelen (Isis Valverde).

Comentários

Este QR-Code permite acessar o artigo pelo celular. QR Code for Dez motivos ´cabeçudos´ para ver novela

Deixe o seu comentário