6 pontos importantes para criar um viral

Traduzido por Felipe Nogs, da Forbes.

Eu nunca curti muito essa história de “tantos passos para criar tal coisa” ou “9 dicas para se obter sucesso com a internet”, sempre achei uma furada, porém, decidi nomear esse post dessa maneira para que você não pensasse que isso é uma fórmula pronta, que é só aplicá-la e funcionará. Nada é tão simples, principalmente se tratando de pessoas e internet. Mas, baseado na entrevista que a agência Mekanism concedeu a Forbes, vamos levantar aqui 6 pontos importantes que poderá te ajudar a fazer seu vídeo ir além de “um vídeo legal” e se tornar um verdadeiro vídeo viral.

Acredito ser importante lembrar que, com mais de 4 bilhões de acessos diários, a oportunidade da exposição através do Youtube é imensa. Porém, não é porque simplesmente seu vídeo está no Youtube e você acreditar que o conteúdo é muito legal, significa que você vai capturar o tipo de atenção que deseja.

Precisamos recordar que no Youtube são enviados 60 horas de vídeo em cada minuto onde mais de 4 bilhões de vídeos são visto por dia. Também que mais de 3 bilhões de horas de vídeo são assistidas a cada mês e obteve em 2011, 1 trilhão de visualizações. Fica a dúvida: como se destacar no meio de tanto conteúdo? Vamos ao ponto – na minha opinião – mais interessante dos 6:

1 – Crie doces com remédio

Segundo a Mekanism, a filosofia chamada “Doce com Remédios”, faz com que a recepção da mensagem seja maior quando aliada ao entretenimento. Por isso primeiro a pessoa recebe o “doce” – entretenimento – e em seguida vem a mensagem que você deseja passar .
“O desafio era fazer algo que promovesse a ASPCA e fizesse as pessoas sorrirem. Animais são divertidos. É possível encontrar milhares de vídeos de animais no Youtube com milhares de visualizações diárias, por um motivo: os bichos fazem coisas engraçadas, e as pessoas gostam de assistir a isso. Nós buscamos fazer algo assim, mas, diferentemente de uma criança em uma filmagem caseira, nós não poderíamos arranjar um animal e ficar esperando que ele fizesse algo interessante. Se quiséssemos criar um viral convincente, precisaríamos de nosso próprio gato, com um conceito que viesse descrito logo no título. E assim nasceu o Hovercat.”

Para quem ainda não viu, Hovercat foi um viral recente produzido pela Mekanism, para promover a American Society for the Prevention of Cruelty to Animals (ASPCA – Sociedade Americana para Prevenção da Crueldade contra os Animais). O viral que conta hoje com 1 milhão e 45 mil visualizações tem apenas 64 segundos e nesse pouco tempo, consegue cativar o público e passar a mensagem que deseja.

2- Não publique e reze apenas. Tenha um plano!

 

Após o conteúdo ser escolhido, é muito importante criar um plano estratégico. Dessa maneira, o vídeo é colocado em um plano global de marketing, e não somente com foco no vídeo em si. Algo que ninguém deve fazer é “publicar e rezar”. Segundo a agência, esta atitude é comum a agência inexperientes. O foco principal do trabalho deve ser em torno da campanha que será lançada com o vídeo, para que tenha o máximo de impacto e alcance.

3 – Alcançando o sucesso viral através das pessoas

Antes de criar “Hovercat”, a agência realizou uma busca pelos virais mais relevantes da internet um mês antes. Uma das decisões importantes que eles tomaram foi identificar como “influenciadores” pessoas que primeiramente amassem animas, e que não se tratasse apenas de um blogueiro com grande audiência. Isso é importante para mostrar que a escolha do influenciador deve ter a ver com a causa proposta, e não deve se tratar apenas de convidar alguém famoso que não represente nada para o produto que se pretende obter. Assim, a Mekanism avisou e convidou os influenciadores a participar do lançamento do vídeo, antes dele ocorrer.

4- Conhecendo a plataforma

Quando falamos de marketing pelo Youtube, é necessário que tenhamos em mente algo que vá além do que apenas dizer “vamos criar um vídeo!”. Há 10 categorias no site, e apenas os “tops vídeos” destas categorias é que vão para a página principal do Youtube. Logo, isso significa que é preciso pagar para entrar na categoria dos “mais vistos”. Com isso em mente, a Mekanism decidiu que naquele domingo do dia 9 de junho seria o melhor dia para lançar o vídeo apenas na categoria “pets and animals” de maneira que capitalizassem as 150 visualizações necessárias para alcançar o topo, ao invés das 1 milhão de visualizações necessárias na categoria “comédia”. Este é um grande exemplo de como usar a plataforma a seu favor. Se tivesse postado em em outra categoria, o vídeo nunca se tornaria um viral.

5- Efeito Bola-de-neve

É, ela não acontece sozinha, pelo menos no mundo dos vídeos de marketing. Como falei anteriormente, é preciso ter estratégia. Não é porque um vídeo começou a ganhar visualizações, que ele vá continuar até se viralizar. Muito pelo contrário: a tendência é que logo caia no esquecimento. Com a publicação constante do vídeo pelos “influenciadores” previamente selecionados, o vídeo “Hovercat” chegou rapidamente à quarta posição dos mais vistos da categoria “pets and animals”. Combinando isso com o número considerável de sites populares, logo na continuidade, o vídeo bateu a primeira posição. “Hovercat” estava se transformando em um viral.

6- Viralizou, e agora?

Esta exposição rapidamente se tornou orgânica, com outros blogueiros e sites não relacionados aos “influenciadores” publicando o vídeo. Para muitos, este poderia ser o ponto no qual terminaria o trabalho e apenas se esperaria os resultados. Mas não para a Mekanism. Com a intenção de se manter em movimento, eles continuaram a promover o vídeo através de seus “influenciadores”, além de fazer exibições ao vivo em eventos da ASPCA em Nova Iorque, onde a audiência podia fazer perguntas e ouvir mais histórias e curiosidades. Isso serviu como um grande exemplo de que um plano não termina quando o sucesso é alcançado, mas precisa de mais impulso para este sucesso.

No fim de tudo, qual foi o resultado?
– Mais de 1 milhão de visualizações do vídeo
– Milhares de blogs e sites postando, relembrando e discutindo o viral
– Mais de 8 mil tweets sobre a campanha e a ASPCA

Comentários

Este QR-Code permite acessar o artigo pelo celular. QR Code for 6 pontos importantes para criar um viral

Deixe o seu comentário