Assistir televisão pode beneficiar seu temperamento

Publicado originalmente em Sage Journals [Traduzido por Felipe Nogs]

Levantamento do Instituto de Pesquisa em Vícios da Universidade de Buffalo sugere que o ato de assistir um programa televisivo regularmente pode nos ajudar a controlar nossos impulsos e temperamentos. O estudo, publicado pelo psicólogo Jaye Derrick afirma ainda que a exposição a um “mundo familiar ficcional” auxilia o autocontrole nas pessoas.

O estudo se baseia em uma teoria previamente publicada a partir de pesquisas dos psicólogos Roy Baumeister e Voss Kathleen, que acreditam ser o autocontrole um recurso finito, fazendo com que nós possamos dizer “não” a nós mesmos por pouquíssimas vezes no dia. Se você  disser a si mesmo para entrar Facebook somente a cada dez minutos, enquanto você está no trabalho, provavelmente vai se esquecer e se perder na rede social depois de umas horas de tentativas frustradas. Felizmente, parece que ao assistir Lei e Ordem pode ajudar em sua determinação.

Segundo o pesquisa, o autocontrole pode ser alcançado com otimismo, bom humor, e com boas companhias. Tudo isso é estritamente benéfico para manter os impulsos sob controle. Alguns programas de TV que envolvam histórias de famílias ou amigos, com personagens já conhecidos, pode parecer que eles fazem parte da sua família ou do seu círculo de amigos. A presença deles é reconfortante, além de que não haver chateações, como alguém deixar uma caixa de leite vazia na geladeira. Derrick chama o fenômeno de “social surrogacy” (Barriga de Aluguel Social, traduzido literalmente para o português).

Ainda que Derrick afirme que TV realmente não é a melhor maneira para equilibrar o autocontrole, ele acrescenta que assisti-lá tem seu valor:

“Uso de mídias, como a televisão, filmes e livros, podem ter benefícios psicológicos inesperados, chegando a ir além do que uma atividades de lazer. Em alguns casos, satisfazem certas necessidades, como a restauração do autocontrole que as pessoas não conseguem ou relutam conseguir através de outros meios.”

Fica a dica: Quando você chegar em sua casa, deitar no sofá e ligar a TV, não precisará mais se sentir mal sobre o quanto “improdutivo” seu ócio te coloque, basta assistir a um episódio extra de Game of Thrones para começar a evitar brigas na rua, comer impulsivamente ou gastar todo seu salário em jogos de vídeo games.

 

Comentários

Este QR-Code permite acessar o artigo pelo celular. QR Code for Assistir televisão pode beneficiar seu temperamento

Deixe o seu comentário