A Xuxa pintou o cabelo de preto. E nada aconteceu.

Texto de Nina Lemos publicado no E+

Atenção para a letra da música do grupo Boato, escrita lá na década de 90 e cantada pelo cantor e compositor Pedro Luís. Nela, está descrito uma espécie de fim do mundo. A Xuxa pinta o cabelo de preto, os trabalhadores do Brasil enlouquecem pintando cabelo de boneca. Ela resolve, então, pintar a cara de preto. O caos.

“A Xuxa pintou
o cabelo de preto
causando a maior correria
nas fábricas de brinquedo
álbum de figurinha
fábrica de sandalinha
até na oficina do Gepeto
tudo que se ouvia era
24 horas por dia
passa tinta no cabelo da boneca
passa tinta no cabelo da boneca, passa tinta

e a moça ainda resolveu botar
umas dread lock rasta
os operários loucos nem dormiam
a ordem era: 24 horas por dia
bota trança no cabelo da boneca
bota trança no cabelo da boneca, bota trança

e a moça que já foi muito branquinha
ainda resolveu ficar preta como um breu
álbum de figurinha/ fábrica de sandalinha
enlouqueceu de vez os operários do Brasil
passa piche na boneca
passa piche na boneca
passa piche na boneca, passa piche”

Agosto de 2012. A Xuxa pintou, DE VERDADE, o cabelo de preto. E não provocou correria em lugar nenhum. Apenas na coletiva, onde apareceu “renovada”. Muitos fotógrafos se acotovelaram. Repórteres gritaram: “olha para cá, Xuxa!”. E pronto. A foto foi publicada em sites e as pessoas comentaram que ela estava muito bonita. Nenhuma criança loira pensou em pintar o cabelo. A Xuxa pintou o cabelo de preto “e o mundo não se acabou”. Não houve correria nas fábricas de brinquedo, que continuaram a fabricar Barbies, bonecos do Ben 10 e pokemóns. A Xuxa poderia pintar a cara de preto. Também não aconteceria nada além de umas fotos.

A letra da música é uma sátira cheia de sentido. Foi escrita em uma época em que Xuxa era de fato a RAINHA SOBERANA. As crianças (e adolescentes, e muitas mães de crianças) se vestiam de Xuxa, tinham boneca de Xuxa, só  ouviam música da Xuxa. Um inferno loiro.

“Quem tem a mesma força que a Xuxa tinha nos anos 90 hoje?”, perguntei no twitter.

Resposta: Ivete, Jennifer Aniston, Galinha Pintadinha e… Ben 10.  Acho que o personagem é o mais parecido com a Xuxa do passado. Se o Ben 10 pintasse a cara de preto, é possível que “houvesse correria nas fábricas de brinquedo”.  “Taca piche na cara do Ben 10! Taca piche”.

Ah, e a Xuxa da música pintava o cabelo de preto porque dava uma pirada. Tanto que depois ia lá e colocava uns dreads. Agosto de 2012: Xuxa não desbundou. Pelo contrário: pintou o cabelo de preto para ganhar dois milhões em uma jogada de marketing. Nada mais normal e esperado para quem sempre foi um “produto”. O mundo não se acabou, mas anda meio chato.

Conselho para Xuxa, tirado da música “Night Purpurina”, do Tatá Aeroplano: “desbunda, meu amor. E olhe o que a vida pode dar. A vida pode ser maior.”

Comentários

Este QR-Code permite acessar o artigo pelo celular. QR Code for A Xuxa pintou o cabelo de preto. E nada aconteceu.

Deixe o seu comentário