Troca-troca de avatares faz Twitter suspender mudanças em perfis

Twitter Blog do Noblat

Bernardo Barbosa , André Machado e Ana Lucia Valinho, em O Globo

Às 21h27m (horário de Brasília) desta sexta-feira (14), o Twitter anunciou por meio da conta @Support a suspensão temporária da possibilidade de mudanças nas configurações de perfil de seus usuários. “Nossas desculpas pelo inconveniente”, diz o site no tweet.

O anúncio veio cerca de duas horas depois que várias contas do microblog tiveram seus avatares e fundo de tela trocados de forma involuntária.

Apesar de alguns usuários terem chegado a mencionar um possível ataque hacker, o Twitter publicou também no @Support, às 20h30, que estava investigando “um problema com imagens de fundo e fotos de perfil em contas verificadas”, com o compromisso de resolvê-lo “o mais breve possível”. Entretanto, a situação também foi vista em contas não verificadas.

Entre usuários do Twitter no Brasil, chamaram a atenção as alterações na conta do Blog do Planalto — na qual a foto de uma mulher virou o avatar — e nas contas de jornalistas, veículos de imprensa, políticos e artistas brasileiros. Alguns deles são o prefeito do Rio, Eduardo Paes e o senador Cristovam Buarque (PDT-DF); a conta oficial do PT (@ptbrasil); o jornal ‘Folha de S.Paulo’ e a revista ‘Época’; a TV Cultura e o perfil do programa ‘Acesso MTV’; os jornalistas Ricardo Noblat, do GLOBO, e Reinaldo Azevedo, da revista ‘Veja’; a dupla sertaneja Maria Cecília e Rodolfo; a banda gospel Diante do Trono; a banda Eva; e o grupo For Fun. Por volta das 21h, a maioria desses perfis já estava com seus avatares e imagens de fundo originais.

O consultor em segurança da informação Alexandre Freire lembrou que, em maio deste ano, o Twitter teve aproximadamente 58 mil contas cujos logins e senhas foram divulgados na internet por hackers anônimos, e que a combinação de redes sociais e mobilidade hoje torna os usuários muito mais vulneráveis do que na era do PC.

— Mesmo quando grupos de hackers divulgam senhas que roubaram através de vulnerabilidades em software, não quer dizer que eles vão atacar especificamente essas credenciais — alerta Freire. — Podem muito bem ter mantido ocultas muito mais contas invadidas, e é nessas que se concentram.

Segundo Freire, a própria natureza invasiva das redes sociais, que com cookies (arquivos que gravam dados pessoais) e outros recursos invadem a privacidade dos usuários para oferecer serviços e anúncios personalizados, é um chamariz para os criminosos digitais; e estes, hoje, têm acesso pela internet a um verdadeiro cabedal de ferramentas de invasão.

Nesta sexta-feira (14), o Twitter entregou à Justiça americana mensagens de um manifestante do movimento Ocupe Wall Street, Malcom Harris, depois de meses lutando contra uma intimação de promotores.

Comentários

Este QR-Code permite acessar o artigo pelo celular. QR Code for Troca-troca de avatares faz Twitter suspender mudanças em perfis

Deixe o seu comentário