Placa com mensagem religiosa causa polêmica em Sorocaba (SP)

Natália Cancian, em Folha de S.Paulo

Uma placa com os dizeres “Sorocaba é do Senhor Jesus Cristo”, na entrada de Sorocaba (a 99 km de São Paulo), virou alvo de investigação do Ministério Público.

A mensagem, fixada em um canteiro da avenida Dom Aguirre, chamou a atenção dos estudantes de direito Ricardo Elias, 28, e Henrique Pinheiro, 22, que acionaram a Promotoria.

Para eles, o texto é “discriminatório” e fere o princípio do Estado laico, estabelecido na Constituição.

“A placa diz que ‘Sorocaba é do Senhor Jesus Cristo’. Mas existem outras religiões que não compartilham desse mesmo pensamento”, diz Elias. “Se a prefeitura tivesse colocado uma placa dizendo que ‘Sorocaba é de oxalá’, não ia nem ser aprovada na Câmara”, compara.

Segundo o promotor Jorge de Oliveira Marum, outras pessoas já tinham reclamado da placa desde que ela foi instalada, há seis anos. “Mas é a primeira vez que recebemos uma representação formal sobre isso”, afirma.

Placa religiosa gera polêmica em Sorocaba, no interior de SP, e é investigada pelo Ministério Público

A ideia surgiu do deputado estadual Carlos Cezar (PSB), evangélico, que na época, era vereador e levou a proposta à prefeitura.

Em nota, o prefeito de Sorocaba, Vitor Lippi (PSDB), disse que a placa foi colocada com o “objetivo de prestar uma homenagem aos cristãos, não representando, de forma alguma, um ato de desrespeito a outras crenças ou posturas religiosas”.

Ele afirma que a mensagem está em uma área pública e que não há motivos para removê-la.

Comentários

Este QR-Code permite acessar o artigo pelo celular. QR Code for Placa com mensagem religiosa causa polêmica em Sorocaba (SP)

Deixe o seu comentário