Campanha Fale em favor do povo Guarani-Kaiowá

Todos estamos acompanhando com aflição problema relacionado aos índios da aldeia Guarani-Kaiowá, do Mato Grosso do Sul. Eles pedem há vários anos a demarcação das suas terras tradicionais, hoje ocupadas por ruralistas e protegidas por pistoleiros. Há relatos de sequestros, torturas e assassinatos.

Numa carta assinada por seus líderes e remetida ao Conselho Indigenista Missionário (CIMI), anuncia o suicídio coletivo de 170 homens, mulheres e crianças se a Justiça Federal mandar retirar o grupo da Fazenda Cambará, onde estão acampados provisoriamente às margens do rio Hovy, no município de Naviraí.

Preocupado com essa situação, a Rede FALE, junto com o Instituto Abya Yala, lançou a campanha “FALE EM FAVOR DO POVO GUARANI-KAIOWÁ”, que mobiliza a assinatura de uma petição online que reivindica que Estado Brasileiro deve restituir a terra aos índios Guarani-Kaiowá. Enviada para a Presidente Dilma Roussef, para o Ministro do STF Joaquim Barbosa, para os ministros Gilberto Carvalho e Maria do Rosário e para o Senador Eduardo Suplicy, a campanha deseja impedir que esse povo seja despejado da margem do rio onde sempre viveram. Caso isso aconteça o sangue deste povo será derramado e o mundo testemunhará a extinção desta gente e de sua cultura.

Para Daniela Frozi, representante da Rede Evangélica Nacional de Ação Social(RENAS) no Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (CONSEA) e do Conselho de Referência da Rede FALE, a principal importância “é manifestar o apoio aos movimentos sociais indígenas, especialmente os da etnia Guarani-Kaiowá e sinalizar para as nossas autoridades que os evangélicos estão mobilizadas e monitorando as injustiças sociais enfrentadas pela desterritorialização dos indígenas no Brasil”. Para Frozi, “é fundamental que um grupo de Evangélicos ligados as redes e movimentos nacionais e internacionais de defesa de direitos se unam ao grito para fazer ecoar como um único som”.

Para participar da campanha, CLIQUE AQUI

Além de assinar a Petição Online, a Rede FALE encoraja os cristãos  que orem em favor do povo Guarani-Kaiowá, especialmente para que suas vidas seja resguardadas; Pelas autoridades brasileiras sejam sensibilizadas para que o direito a terra desse povo historicamente esquecido seja respeitado e que assumam seu papel de garantidores da ordem e da paz, o que não será possível sem interesse em ouvir os clamores dos pobres, e em promover justiça; Orem pelas pessoas e organizações sociais que estão na região mediando esses conflitos;

Comentários

Este QR-Code permite acessar o artigo pelo celular. QR Code for Campanha Fale em favor do povo Guarani-Kaiowá

Deixe o seu comentário