Obama responde carta de menina que sofre bullying por ter dois pais

Publicado originalmente em O Globo, tradução de MadMag

A americana Sophia Bailey, de 10 anos, tem dois pais e sofre bullying na escola por isso. Mas, logo depois de Barack Obama declarar ser a favor do casamento entre duas pessoas do mesmo sexo, ela resolveu escrever ao presidente. No texto, escrito a mão, ela pergunta o que Obama faria se estivesse em seu lugar. A carta de Sophia foi respondida em 1 de novembro, a cinco dias das eleições. A resposta foi postada no Facebook por um de seus pais, de acordo com o jornal “Huffington Post”, que publicou os dois documentos.

Na mensagem para Sophia, Obama diz que os dois pais da menina são sortudos por ter uma filha especial como ela. E dá uma dica de como agir na escola.

“Uma boa regra é tratar os outros como você espera que eles te tratem. Lembre seus amigos da escola dessa regra se eles disserem algo que fere seus sentimentos”.

Na carta, Sophia conta que se sente feliz por Obama concordar que dois homens podem se amar. Ela diz ainda que espera que ele seja reeleito.

“Eu tenho dois pais e eles se amam, mas na escola crianças pensam que isso é nojento e estranho. Se você fosse eu e tivesse dois pais que se amam e crianças na escola te ofendessem por isso, o que faria?”, pergunta.

No discurso da reeleição, na última terça-feira, Obama ressaltou que a América é o país das diversidades.

– Não importa se você é negro ou branco ou latino-americano ou asiático, ou índio, ou jovem ou velho, ou rico ou pobre, capaz, deficiente, homossexual ou heterossexual, você pode fazer isso dar certo aqui na América – disse, muito aplaudido.

Confira a carta na íntegra:

“Querido Barack Obama,

Aqui é Sophia Bailey Klugh. Sua amiga que te convidou para jantar. Você não se lembra, tudo bem. Mas eu só quero te dizer que estou muito feliz que você concordou que dois homens podem se amar porque eu tenho dois pais e eles se amam. Mas na escola, as crianças pensam que isso é nojento e esquisito, mas isso realmente fere meus sentimentos. Então eu venho até você porque você é meu herói. Se você fosse eu e tivesse dois pais que se amam, e as crianças da escola tirassem sarro de você por causa disso, o que você faria?

Por favor, responda!

Eu só queria dizer que você realmente me inspira, e eu espero que você ganhe na presidência. Você com certeza fará do mundo um lugar melhor!

Sua amiga Sophia

*Obs: Por favor mande ‘Oi’ para  suas filhas por mim!”

Resposta do Obama:

“Querida Sophie,

Obrigado por me escrever uma carta tão profunda sobre sua família. Lê-la me fez mais orgulhoso de ser seu presidente e ainda mais esperançoso sobre o futuro da nossa nação. 

Na América, não há duas famílias com a mesma aparência. Nós celebramos essa diversidade. E nós reconhecemos que se você tem dois pais ou uma mãe, o que importa é que acima de tudo está o amor que mostramos uns aos outros. Você é uma pessoa muito afortunada de ter dois pais que se importam profundamente com você. Eles são sortudos de ter uma filha tão excepcional em você. 

Nossas diferenças nos unem. Você e eu somos abençoados de viver em um país onde nós nascemos iguais não importa o que aparentamos por fora, onde nós crescemos, ou quem são nossos pais. Uma boa regra é tratar os outros da mesma maneira que você espera ser tratada. Lembre esta regra a seus amigos na escola se eles disserem alguma coisa que magoe seus sentimentos.

Obrigado novamente pelo tempo em escrever para mim. Estou honrado de ter seu apoio e inspirado pela sua compaixão. Desculpe não ter comparecido ao jantar, mas com certeza direi a Sasha e Malia que você mandou um ‘oi’.

Sinceramente,

Barack Obama. 

 

Comentários

Este QR-Code permite acessar o artigo pelo celular. QR Code for Obama responde carta de menina que sofre bullying por ter dois pais

Deixe o seu comentário