Este garoto de 14 anos é um gênio do Lego

Jesus Dias, no GizModo

Este é Stijn Omm, um jovem holandês de 14 anos. Ele brinca com Lego desde que aprendeu a usar o troninho. Literalmente.

Um pouco depois disso, ele é um completo gênio na arte de montar Lego. Ele faz uns tanques de guerra incríveis, com uma precisão enorme. É impressionante como ele consegue capturar os detalhes. Eis a história e as criações dele.

“Meu nome é Stijn e eu tenho 14 anos. Eu moro na Holanda, me interesso muito pela Segunda Guerra Mundial e amo Lego”, diz ele, por email.

Ele começou como qualquer outra criança: “Eu acho que a maioria das pessoas lembra de seu primeiro Lego. A minha primeira vez foi quando eu fiz cocô no banheiro sozinho também pela primeira vez. Meus pais me trouxeram uma escavadeira amarela, da série Bob, o Construtor. Eu adorei. A partir daí, comecei a colecionar. Eu ganhava Lego em quase todo Natal.”

Aos cinco anos de idade, ele deixou de lado os Duplos — aqueles Legos grandões, com peças que são duas vezes maiores que o normal — e começou a brincar com os Legos de verdade. Naquele aniversário, ele ganhou uma caixa da série Creator. Mas, surpreendentemente, ele logo começou a montar os da série Technic, que são feitos para quem já tem 14 anos, por serem muito complexos. Mas não eram complexos o bastante para Stijn, que nasceu para isso.

Descobrindo um novo mundo

Mesmo assim, ele não tinha nada de muito diferente das outras crianças, exceto um repertório mais amplo; “Eu me interessei pelo Lego Star Wars quando comprei um X-Wing”, ele diz. Ele continuou colecionando esses mas, então, alguma coisa mudou: ele descobriu que podia fazer muito mais que só montar como manda o manual. Isso aconteceu depois que ele descobriu a Segunda Guerra Mundial.

Há mais ou menos um ano e meio, eu dei uma procurada no Google porque queria montar um tanque de guerra, para poder usar os rolamentos que a Lego fazia. Então, eu encontrei alguns tanques da Segunda Guerra no Flickr.

Ele ficou chocado. Amou a estética. Adorou a complexidade dos veículos. As cenas. Era um novo mundo que Stijn descobria.

Desenhando e construindo seus próprios tanques

Foi aí que ele aprendeu técnicas avançadas de construção: “quando eu descobri o Flickr, vi que tinha uma comunidade ENORME sobre Lego! Gente reagindo, comentando, elegendo seus favoritos! Era o sistema perfeito para todo jovem construtor.” Fãs de Lego usam o Flickr para compartilhar suas criações. Eles usam muito as anotações de imagem, que permitem destacar alguns detalhes e comentá-los.

Stijn entrou no site e começou a postar as coisas que ele construía. Ele teve uma resposta muito positiva da comunidade. Mais importante ainda: ele ganhou conhecimento. “Aprendi novas técnicas com os outros usuários”, diz.

Rapidamente, ele aprendeu tudo. Usando peças comuns, começou a criar seus próprios projetos a partir de batalhas e armamentos reais usados na Segunda Guerra.

Logo, tudo ficou incrivelmente bom, como você pode ver nessas fotos. Suas construções são extremamente precisas e complexas, mas são elegantes e bem resolvidas. Acredite, é preciso muito poder de abstração e imaginação para montar um Panzer ou um Hellcat com peças de Lego.

Mas a Lego não vende produtos militares. É uma política da empresa: as únicas armas vendidas são as de laser da linha Star Wars. Para esses pequenos detalhes, Stijn tem que comprar na Brickarms.com, uma loja na web que usa o mesmo material e as mesmas técnicas de modelagem da Lego para fazer metralhadoras, pistolas e bonequinhos fardados. Essas são as únicas peças que não são Lego. O resto é feito de coisas que você pode comprar em qualquer loja de brinquedos num shopping perto de você.

E ele mesmo tira e edita as fotos: “Eu mesmo tiro, com a câmera da minha mãe. É uma Sony, funciona super bem. Eu uso papel preto de fundo e editos no picmonkey.”

Belo trabalho, garoto! Esperamos que a Lego contrate você em breve. Ou pelo menos lhe dê mais algumas peças de presente. Você merece!

Tem mais um monte de coisa legal no Flickr do Stijn. Vai lá e dá uma olhada.

Comentários

Este QR-Code permite acessar o artigo pelo celular. QR Code for Este garoto de 14 anos é um gênio do Lego

2 Comentários

  1. gabriel luiz d. freitas disse:

    que maneiro!

Deixe o seu comentário