Vídeo: veja um feto bocejando no útero da mãe

Publicado por Hype Science

Não é segredo que, durante a gestação, mães sentem a criança se mexendo no interior do útero, “chutando” e às vezes “se alongando”. Estudo recente sugere, ainda, que os fetos são capazes até mesmo de bocejar.
Alguns pesquisadores acreditam que não se trata propriamente de um bocejo, mas apenas de “abrir a boca”. Para chegar a uma conclusão, cientistas das Universidades de Durhan e Lancaster (Reino Unido) analisaram vídeos de 15 fetos saudáveis (oito femininos e sete masculinos, com tempo de gestação 24 a 36 semanas), além de estabelecer uma série de conceitos para diferenciar os dois atos.

No total, em cerca de metade das vezes em que os fetos abriram a boca, foi para bocejar. Embora a utilidade desse gesto ainda não seja plenamente conhecida (especialmente no caso dos fetos), os resultados sugerem que o bocejo pode estar vinculado ao estágio de desenvolvimento em que o feto se encontra.

“Ao contrário de nós, fetos não bocejam ‘por contágio’, nem o fazem porque estão sonolentos. Ao invés disso, a frequência do bocejo pode estar vinculada à maturação do cérebro no começo da gestação”, explica Nadja Reissland, do Departamento de Psicologia da Universidade de Durham.

Aqueles que estavam com maior tempo de gestação, aliás, tinham uma tendência menor a bocejar. De acordo com Reissland, o bocejo pode estar relacionado à maturação do sistema nervoso central, mas são necessárias mais investigações para confirmar essa ideia.[ScienceDaily]

Comentários

Este QR-Code permite acessar o artigo pelo celular. QR Code for Vídeo: veja um feto bocejando no útero da mãe

Deixe o seu comentário