Acabe com o estresse no fim de ano: veja 9 dicas

Pode parecer estranho, mas o otimismo não funciona para todo mundo Foto: Getty Images
Pode parecer estranho, mas o otimismo não funciona para todo mundo

Publicado originalmente no Terra

A época é para ser de tranquilidade, mas final de ano pode acabar virando motivo de estresse. As festas estão se aproximando, junto com a obrigação das compras de Natal, reuniões familiares e metas a serem atingidas no trabalho. É natural, todo mundo fica pressionado a corresponder as expectativas que envolvem o fim do ano. Por isso, o site Huffington Post listou nove maneiras cientificamente comprovadas para acabar com o estresse. Confira a seguir.

Sem cobrança: não se cobre tanto e aprenda a olhar para os seus erros com compreensão. Estudos mostram que pessoas menos críticas são mais felizes, otimistas, menos deprimidas e mais bem sucedidas. A maioria das pessoas acredita que as cobranças e o perfeccionismo são formas de aprender com os erros, mas reduzir o estresse melhora o desempenho. Dê uma pausa!

Veja por outros ângulos: tudo o que você precisa fazer pode ser visto e pensado de outra maneira. Por exemplo, praticar exercícios pode ser descrito como “ficar saudável” ou “atingir 10 km/h”, depende de como você vê.  Pensando no geral, o trabalho que você faz pode ser energizante e produtivo em vez de estressante. Assim, quando ficar aquela hora extra em um dia de trabalho cansativo, pense como isso vai contribuir para sua carreira e não em frases como “preciso responder e-mail por mais uma hora”.  Isso ajuda a dar pique para continuar.

Acredite em rotina: se alguém pedir para você listar as principais causas de estresse, sem dúvida, os prazos, carga de trabalho e burocracia estarão nesta lista. Isso porque, toda vez em que é preciso tomar uma decisão – seja em uma reunião, contratação de um novo funcionário ou cereais no café da manhã – é criado um estado de tensão mental. A solução é escolher uma hora do dia para tomar todas as decisões possíveis. Programe seu dia. Rotinas simples podem reduzir ansiedade.

Dez minutos livres: não importa o que você vai escolher, tire cinco ou dez minutos diários para fazer o que gosta. Uma pesquisa recente mostrou que o tempo livre, mesmo que em curto período, reabastece a energia para continuar a fazer suas obrigações.

Lista de afazeres: não basta ter apenas uma lista de obrigações, é preciso programar onde e quando realizá-las. Isso evita pendências no final do dia e, consequentemente, deixa o estresse de lado. Planejar é a melhor maneira para ajudá-lo a atingir qualquer objetivo. De acordo com estudos, tudo o que fizer na vida – desde dietas a planilha de trabalho – têm duas vezes mais chances de dar certo se tiver planejamento.

Trabalho é progresso, não perfeição: durante o trabalho, é comum que as pessoas queiram realizar tudo com perfeição e (mesmo que inconscientemente) se comparam a outros funcionários da empresa. Assim, começam a duvidar da própria capacidade quando alguma coisa não sai como planejado, o que cria estresse e ansiedade. Ironicamente, o excesso de preocupação com suas habilidades podem levar ao fracasso. Em vez de querer atingir a perfeição e ser melhor que os outros, foque em fazer progressos.

“Se”: uma forma de combater o estresse é imaginar situações. Estudos recentes mostram que toda vez em que alguém questiona “e se…?” para alguma situação, ajuda a controlar respostas emocionais para sentimentos de medo, tristeza, cansaço e insegurança.  Basta pensar em um tipo de resposta que você deseja para determinada situação, por exemplo: “se eu tiver muitos e-mails na minha caixa de entrada, vou ficar calmo e relaxado”. Tudo bem, pode parecer estranho, mas funciona.

Relembre suas conquistas: qualquer pequena vitória vai ajudá-lo a ter energia e vontade de continuar. Refletir sobre o que já foi realizado até agora é uma forma de enfrentar os desafios futuros.

Otimismo ou pessimismo: pode parecer estranho, mas o otimismo não funciona para todo mundo. Para algumas pessoas, trabalho se resume a oportunidades de realização, com foco de maximizar ganhos. Por outro lado, outras envolvem o trabalho com segurança e o fato de minimizar perdas, tentando se agarrar o que já foi conquistado. Cada um age de uma forma para alcançar o mesmo objetivo. Você passa a vida atrás de elogios ou cumprindo responsabilidades? É preciso descobrir o que mais funciona com você.

Foto: Getty Images

Comentários

Este QR-Code permite acessar o artigo pelo celular. QR Code for Acabe com o estresse no fim de ano: veja 9 dicas

Deixe o seu comentário