Por que o cansaço nos deixa com uma aparência feia?

1

Natasha Romanzoti, no Hype Science

Todos nós já tivemos um susto tremendo ao acordar extremamente exausto depois de dormir somente algumas horas, olhar no espelho e ver um monstro.

Pele pálida, olheiras enormes e expressão de derrotado fazem parte do look “morto de cansaço”. Por que a falta de sono e o estresse nos fazem parecer tão feios?

Segundo o anestesista Michael Roizen, olheiras e bolsões de pele aparecem quando o organismo não é capaz de se rejuvenescer a noite devido à falta de sono. Ele compara olhos inchados a tornozelos inchados.

Conforme passamos o dia, às vezes a água acumula em nossos corpos, em vez de a passarmos adiante (como urina). Essa água pode ir parar sob os olhos, formando esses círculos escuros com os quais estamos tão familiarizados.

“Normalmente, quando você dorme, distribui a água no corpo”, diz Roizen, presidente do Instituto de Bem-Estar da Clínica Cleveland (EUA).

O estresse também colabora para a aparência devastadora da “semana longa”.

“O estresse provoca uma queda na capacidade da pele de se proteger”, explica o Dr. Amit Sood, da Clínica Mayo (EUA). “Se você não tem colágeno saudável em sua pele, pele flácida se acumula sob os olhos”.

O estresse também pode levar a menos melanina, nos dando esse olhar amarelado abatido. Melanina pigmenta a pele, dando os seres humanos a sua tez. Por fim, o estresse também causa  queda de cabelo e cabelos brancos.

Já deu para perceber que se estressar é extremamente prejudicial. De acordo com Sood, estamos em guerra com nós mesmos quando estamos estressados.

“Você perde a eficiência, seu sono não é tão tranquilo, você come mais, ganha peso, seus relacionamentos são afetados”, diz. Tudo isso, claro, no final faz você parecer mais feio.

Roizen concorda com Sood que estresse em excesso leva à falta de sono – e isso pode se tornar um ciclo perigoso. Mas o estresse faz mais do que nos deixar feios.

“O estresse nos dá as rugas de envelhecimento”, diz Roizen. O estresse não só provoca rugas no rosto, mas rugas nas artérias, o que pode causar sérios problemas de saúde, mesmo em uma idade mais precoce.

Mito ou realidade: estresse pode deixar você doente?

E o efeito do envelhecimento não para por aí. “Em pessoas estressadas, as células são biologicamente 10 a 15 anos mais velhas. Se você tem 45 anos, suas células funcionam como se você tivesse 60”.

Ambos acreditam que a redução do estresse pode melhorar a aparência física e a saúde. Então, tome atitudes para levar a vida mais numa boa. Meditação, por exemplo, tem se mostrado muito eficiente em relaxar o corpo e afastar a ansiedade. Se você acha que não tem tempo para “ficar sem fazer nada”, saiba que mesmo sentado em sua mesa de trabalho você pode afastar o estresse: basta fazer pausas para respirar longa e profundamente e imaginar-se na natureza, prestando atenção em cheiros e sensações.[NBCNews]

Comentários

Este QR-Code permite acessar o artigo pelo celular. QR Code for Por que o cansaço nos deixa com uma aparência feia?

Deixe o seu comentário