Vídeo no YouTube e petição na web fazem Hasbro fazer “forninhos” com igualdade de gêneros

Ismael dos Anjos, na Superinteressante

Depois de anos de luta pela igualdade entre os sexos e pelo menos alguns milhares de chefs homens espalhados pelas cozinhas do mundo, era de se esperar que a cozinha não fosse mais considerada um lugar restrito às mulheres. Era. Por que é difícil mudar essa mentalidade quando brinquedos infantis, como os forninhos, apostam em um marketing dedicado exclusivamente às meninas. De olho nessa lacuna e em dar um bom presente de Natal para seu irmãozinho, a adolescente americana McKenna Pope foi à luta: quem disse que cozinha é lugar de garotas?

Começou assim: tão logo Gavyn pediu um Easy Bake Oven (forno de assar fácil, em tradução do inglês) da Hasbro para fazer seus experimentos culinários infantis no Natal, McKenna e os pais saíram para comprar o brinquedo. Não acharam um que servisse à situação: todos eram vendidos em cores como roxo e rosa, e acompanhavam detalhes femininos. Revoltada, McKenna fez o que todo adolescente conectado faz hoje em dia: xingou muito no Twitter postou um vídeo no YouTube e começou uma petição online pela igualdade de gêneros nesse tipo de produto.

Deu certo. Mais de 160 mil visualizações 45 mil assinaturas depois, a adolescente de New Jersey conseguiu que a fabricante do forninho se comprometesse a lançar o produto nas cores preta e prata, além de fazer comerciais que indiquem que o brinquedo pode ser utilizado por ambos os sexos. “Sou muito grata a todos os que apoiaram essa campanha. Com os novos produtos, a Hasbro está dizendo que qualquer um pode cozinhar e eu mal posso esperar para dividir esse presente com meu irmãozinho Gavyn”, disse.

É a internet dando mais um tapa na cara da sociedade :-) .

Abaixo, assista ao vídeo que motivou a mudança (vale o clique para conferir a fofice do pequeno Gavyn: “eu quero um dinossauro e um forno de assar fácil):

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>