Lâmpadas acesas pela gravidade podem iluminar áreas rurais

1

Vimeo/Captura de vídeo 

Jaymi Heimbuch, no TreeHugger
Os designers Martin Riddiford e Jim Reeves, de Londres, criaram um conceito incrivelmente inteligente: uma lâmpada movida a energia renovável, disponível a qualquer hora do dia ou da noite, em qualquer condição climática e durante qualquer período de tempo. Isso porque a fonte de energia dessa lâmpada é… a gravidade!

A GravityLight tem um funcionamento parecido com o dos antigos relógios de pêndulo, em que um sistema de pesos gera luz elétrica. O peso precisa ser reajustado a cada 30 minutos, e enquanto houver uma pessoa disposta a fazê-lo, a lâmpada continua acesa.

Descobrir uma forma de gerar luz elétrica de forma limpa e acessível para as nações em desenvolvimento é essencial, já que muitas pessoas utilizam lampiões de querosene durante a noite, poluidores e perigosos. Trocar esses lampiões por lâmpadas como a GravityLight geraria um impacto positivo, garantindo a segurança e a saúde de seus usuários e reduzindo as emissões geradas por combustíveis “sujos”. Além disso, a GravityLight é barata, fácil de usar e potencialmente mais resistente que as soluções movidas a energia solar.

O projeto já conseguiu superar suas cotas no site de financiamento colaborativo Indiegogo, o que demonstra a empolgação de muita gente com a ideia de acender uma lâmpada com energia limpa.

“Depois da inspiração inicial de usar a gravidade, e de anos de suor, refinamos o projeto e agora ele está pronto para ser produzido. Precisamos da sua ajuda para financiar a modelagem, fabricação e distribuição de pelo menos 1.000 lâmpadas movidas a gravidade. Vamos doá-las a moradores de vilarejos na África e na Índia para que as usem regularmente. A pesquisa de acompanhamento nos dirá se as lâmpadas atendem às suas necessidades, e nos permitirá que o projeto seja refinado para criarmos uma versão mais eficiente. Após testar o projeto, procuraremos fechar acordos com ONGs e parceiros para ampliar ao máximo sua distribuição. Quando produzidas em massa, o custo final dessa lâmpada é de menos de 5 dólares.”

Ainda restam 35 dias para o encerramento da campanha de financiamento colaborativo. Se você se interessou em ajudar esse projeto a se tornar realidade, visite o site da campanha e faça uma doação.

Comentários

Este QR-Code permite acessar o artigo pelo celular. QR Code for Lâmpadas acesas pela gravidade podem iluminar áreas rurais

Deixe o seu comentário