Quer ser líder? Seu peso pode influenciar nessa busca

Uma pesquisa recente mostra que os quilos a mais podem diminuir as chances dos executivos em cargos de liderança. Entenda por quê!

Luiza Veronesi, no InfoMoney

Uma pesquisa recente do CCL (Center for Creative Leadership), publicada no site do jornal americano The Wall Street Journal, revela que alguns quilinhos a mais podem diminuir diretamente suas chances de se tornar um líder. O motivo? Segundo o artigo, os executivos acima do peso tendem a passar uma imagem pouco produtiva no ambiente de trabalho, tanto em termos de desempenho quanto em relações interpessoais.

Além de todos os pré-requisitos básicos para ser um CEO (Chief Executive Officer) ou CFO (Chief Financial Officer), o profissional que objetiva liderar uma empresa precisa estar ligado no seu IMC (Índice de Massa Corporal), pois seu peso pode ter muita influência nessa jornada. “As exigências de liderança podem ser muito extenuantes, os aspectos físicos são tão importantes quanto outras qualidades de um executivo”, disse a fisiologista e pesquisadora do CCL, Sharon McDowell-Larsen.

Fique ligado no seu peso: ele pode lhe custar seu emprego (Getty Images)
Fique ligado no seu peso: ele pode lhe custar seu emprego (Getty Images)

Além de Sharon, outros especialistas em liderança e recrutadores do mercado concordam quando o assunto é na balança. “Um executivo acima do peso é considerado menos capaz pelas suposições sobre como seu peso afeta a saúde e resistência”, afirma o professor de liderança da Santa Clara University’s Leavey School of Business, Barry Posner.

Por trás dos quilos extras
Opiniões a parte, a equipe de pesquisadores do CCL detectou que há de fato uma correlação entre o peso e a liderança, após compilar dados de mais de 757 executivos norte-americanos entre 2006 e 2010. O estudo constatou que o peso pode influenciar a percepção de colegas, subordinados e superiores.

A consultora de imagem que já trabalhou com os maiores executivos de Nova York, Amanda Sanders diz que o excesso de peso significa muito mais do que apenas comer demais. “Pessoas acima do peso transmitem fraqueza ou até falta de controle”, afirma. “É a imagem de liderança que você quer projetar para si mesmo”.

Em geral, os executivos que participaram do estudo eram mais saudáveis do que os demais americanos. Eles bebiam e fumavam menos e eram mais propensos a se exercitarem regularmente. Cerca de metade foi considerada com sobrepeso ou obesidade, definido pelo IMC, com índice acima de 25. Na contramão, mais de 60% dos norte-americanos se encaixaram nesta descrição, de acordo com o estudo.

Os executivos que tiveram uma média do IMC abaixo de 25 foram vistos de forma mais positiva por outros profissionais. Da mesma forma, eles tiveram o melhor desempenho em habilidades interpessoais, em comparação com os demais.

Comentários

Este QR-Code permite acessar o artigo pelo celular. QR Code for Quer ser líder? Seu peso pode influenciar nessa busca

1 Comentário

  1. naum é que a Ana Paula tinha razão!!! rsrsrss

Deixe o seu comentário